Felippe Constancio   |   19/01/2017 13:44

Conheça os fornecedores de aéreo e estadia das maiores empresas do mundo

Estudo aponta principais fornecedores e oportunidades de savings nas negociações diretas com eles

Beroe Advantage Procurement

"Escolha seus fornecedores e invista neles, porque tem quem queira receber investimentos".

A frase acima foi um lembrete do gestor de viagens da Philips para América Latina, Fernão Loureiro, em apresentação no Connect Meeting, evento promovido pelas linhas aéreas Gol, Delta, KLM e Air France no final do ano passado. Na ocasião, o também blogueiro do PANROTAS frisou a importância de uma relação entre gestores e fornecedores para além da negociação de preços.

Em recente estudo, Market Intelligence on Travel, a consultoria Beroe Advantage Procurement listou os maiores fornecedores do mundo nas áreas mais relevantes ao processo de viagem, com as respectivas oportunidades de savings no aéreo e hospitalidade, incluindo nestas onde devem aparecer melhoras no desempenho e o que mais os gestores obtêm em contrato.

O estudo, um raio-X de uma relação com fornecedor para além dos preços feito com base nos fornecedores das 500 maiores empresas listadas na revista Fortune, lembra que as gigantes normalmente contratam TMCs e têm contratos diretos com linhas aéreas, hotéis, locadoras e, em certas ocasiões, OBTs.

Confira a seguir os fornecedores de companhias como Walmart, Apple, GM, Ford, Amazon, Microsoft e IBM:

AÉREO:
Entre tradicionais e low-costs estão British Airways, Virgin Atlantic, Delta, United, Qantas, South African Airways, Qatar Airways, American Airlines, Lufthansa, Emirates e Air France-KLM.

Segundo o estudo, as oportunidades de savings estão em: cancelamento de reserva, check-in prioritário, upgrades, benefícios em programas de fidelidade, reagendamento de voo, troca de passageiros para um reserva e etc. O desempenho a partir de negociação direta com aéreas deve melhorar com a maior flexibilidade na negociação de tarifas flutuantes e de amenidades, na maior velocidade de resolução de problemas/reclamações e na maior qualidade do serviço ao cliente.

Nos contratos tendem a aparecer os destinos viajados, as linhas aéreas com possibilidade de codeshare, o tipo de desconto oferecido na negociação, a forma de pagamento e a(s) classe(s) que os viajantes voarão.

Divulgação

HOTÉIS:

As redes mais usadas são Marriott International, Hilton Worldwide Holdings, Intercontinental Hotels Group, Wyndham Worldwide Corporation, Accor Hospitality, Starwood Hotels and Resorts Worldwide e Carlson Companies.

Junto a hotéis, os gestores de viagens corporativas podem encontrar oportunidades de savings com isenções de taxas, negociação de serviços de valor agregado, tarifas preferenciais, late check-in/check-out, upgrade de quarto, traslado, estadia de cortesia, serviços de concierge e descontos. Segundo o estudo, o desempenho nas viagens deve melhorar nas negociações diretas com o hotel a partir do controle de reservas e segurança do viajante. Nos contratos podem constar descrições referentes às reservas, quantidade de retorno à unidade ou à rede, devoluções de pagamentos e etc.

LOCADORAS:
Enterprise, Hertz, Avis, Europcar e Sixt.

TMC:
American Express, Hogg Robinson Group, BCD Travel, Carlson Wagonlit Travel, Global Business Travel e Expedia Inc.

TRANSPORTE PRIVADO:
Commonwealth Worldwide Chauffeured Transportation, Communicar Inc., KLS Worldwide, VIATAS Chauffeured Transportation.

Tópicos relacionados