Felippe Constancio   |   10/01/2017 15:09

Como nunca mais se sentir sozinho em viagens a trabalho

Especialista sugere formas de comportamento para viagem mais benéfica

dr_tr/Flickr

Para um bate e volta de poucas horas de avião ou uma viagem para conferência em um novo destino, a geração millennials chega a viajar, segundo a consultoria MMGY Global, mais de sete vezes ao ano - o que faz desses jovens os viajantes mais frequentes dos diferentes perfis de viajantes corporativos.

Conforme outros estudos, a geração de jovens de cerca de 30 anos hoje vê as viagens como componente essencial para o sucesso profissional, já que inclui também networking de bons contatos. Mas também há o lado negativo: grande parte dos millennials que viajam com frequência se sente isolada e concorda que há um preço nas relações com familiares e amigos. Fora isso, há o componente estresse originado pela imprevisibilidade das missões a trabalho.

No intuito de orientar viajantes, a professora de comportamento da City University of New York Melody Wilding listou quatro dicas para colaboradores e executivos não se sentirem só durante as viagens.

Confira:

LEMBRE QUE SOLIDÃO É SENTIMENTO, NÃO FATO
"É normal ter uma resposta emocional ao estresse, então, quando isso acontecer, reconheça. Perceba que você tem o poder de escolher como lidar com isso", acredita a professora. "Você pode, por exemplo, responder a isso sentindo-se sozinho em seu hotel de noite com uma cerveja ou sorvete - ou aproveitando o pouco descanso que tem para dormir. A escolha é sua."

ijclark/Flickr
FAÇA UMA DIETA DE REDES SOCIAIS
Comparar a vida às vezes não tão glamourosa de uma viagem a trabalho com as fotos das festas incríveis dos amigos no Instagram pode ser o caminho para o FOMO (sigla em inglês que significa "medo de ficar por fora"), que instiga sentimento de solidão.

"Quando estiver viajando, repense seus hábitos com tecnologia. Se uma foto da pessoa querida e filho faz bem, faça uma cópia resistente ou salve no telefone. Isso ajuda a evitar a vontade de olhar o Facebook e cair em comparações desesperadoras", comenta a psicóloga.

SEJA SOCIAL
Ficar sozinho é chato - principalmente quando se está na estrada. Por isso, a sugestão de Melody é adotar o comportamento que os especialistas chamam de "pró-social". "Isso não quer dizer que você tem que ser excessivamente extrovertido nas conferências e nem estender a conversa ao telefone com as pessoas de casa."

Oportunidades de conexões podem se dar com um almoço com um cliente próximo à área do evento, por uma conversa com o motorista do Uber, um jantar em restaurante em vez do quarto do hotel e mesmo com menor uso de fone de ouvido em passeios na rua - o que torna o viajante mais acessível.

"Esses esforços parecem pequenos, mas funcionam. Você nunca saberá o quanto enquanto não se abrir para isso."

Gatanass/Flickr

DÊ UM TEMPO PARA VOCÊ
Comer bem, dormir bem e se manter hidratado são fundamentais para se manter bem durante a viagem. Uma vez que viagem a trabalho envolve imprevisibilidade, seja realista em relação o quanto se distanciar da rotina normal. "Abra mão das perfeições. Não chute o balde se você não puder manter a academia com a mesma regularidade de sempre. Lembre-se que este dia menos proveitoso não arruína sua dieta e empenho."

"Esse pensamento de tudo ou nada contribui para o cansaço, que muitas vezes amplifica a solidão", observa Melody. "Viajar a trabalho pode ser emocionalmente desgastante. Quando isso acontecer, lembre-se dos benefícios que isso tem para a carreira para além de bons jantares de graça e programas de fidelidade. Resgate sua razão de fazer o que você faz - essa é a força que move você em direção a pessoas e locais interessantes."


*Fonte: Forbes

conteúdo original: http://ow.ly/fiP0307ROE4

Tópicos relacionados