Artur Luiz Andrade   |   20/09/2016 14:49

Confira o que as aéreas estão vendendo pelo mundo

A aviação descobriu e apostou na venda de serviços auxiliares depois do aparecimento das empresas low cost/low fare (LCC), que chegaram ao mercado vendendo o bilhete aéreo a preços bem baixos, com qualquer outro serviço cobrado à parte. Segundo a Ide



A aviação descobriu e apostou na venda de serviços auxiliares depois do aparecimento das empresas low cost/low fare (LCC), que chegaram ao mercado vendendo o bilhete aéreo a preços bem baixos, com qualquer outro serviço cobrado à parte.

Segundo a Ideaworks, empresa que produz anualmente um estudo completo sobre a venda de ancillaries pelas aéreas de todo o mundo (a primeira edição foi em 2008), essa venda de produtos “extras” (alguns dos quais que eram inclusos na tarifa anteriormente) vai crescer em todas as frentes nos próximos anos.

As empresas tradicionais aderiram a essa venda em menor ou maior grau, ou tomaram iniciativas diferenciadas como o uso de marcas diferentes (como a Transavia, da Air France-KLM), a criação de tarifas baixíssimas (como a Basic Economy, da Delta Air Lines) e até a união para a criação de empresas, como estão fazendo a Qantas e a Jal com a Jetstar Japan.

Até mesmo em rotas internacionais, a venda de ancillaries já chegou, pois as LCC começaram a operar trechos longos com serviço à la carte e tarifas baixas. Segundo a Ideaworks a possibilidade de aumentar a receita em 10% (ou até 43%, de acordo com os dados do seu mais recente estudo) fará com que as companhias continuem investindo em mais serviços cobrados à parte.

Alguns destaques do estudo da Ideaworks:

A empresa Air Asia conseguiu aumentar sua comissão sobre a venda de seguro em 39% em 2015, chegando a US$ 21 milhões.

A Alaska Airlines prevê que seu novo assento premium contribua com receitas de US$ 85 milhões até 2018.

A Allegiant Air, dos Estados Unidos, vendeu 452 mil noites de hotel e 1,2 milhão de dias de aluguel de carro, que contribuíram com uma receita de ancillaries de US$ 40,2 milhões no ano passado.

No quarto trimestre de 2015, a Delta Air Lines viu sua venda da classe Comfort + crescer em US$ 125 milhões.

Na Jte2.com, 42% dos passageiros compram pacotes de feriados e férias da empresa aérea britânica.

A Jet Blue introduziu uma família de tarifas, cada qual com ancillaries inclusas. A receita operacional melhorou em US$ 80 milhões com a medida, com previsão de chegar a um incremento de US$ 200 milhões por ano.

A Qatar Airways registrou US$ 528 milhões em vendas de produtos duty free, dentro de sua operação Qatar Duty Free.

O Earlybird Check-in (check-in antecipado) da Southwest gerou US$ 260 milhões para a LCC americana.

A Spirit Airlines arrecadou US$ 98 milhões com a venda antecipada da reserve de assentos. Média de US$ 5,46 por passageiro.

As vendas da United Airlines ligadas ao seu programa de fidelidade Mileage Plus chegaram a US$ 3 bilhões. A maioria das milhas foi vendida ao Chase Bank, com quem a United tem um cartão de crédito co-branded.

Leia o estudo completo.

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