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Delta
 AVIAÇÃO

Veja quais serão as próximas inovações tecnológicas da Delta Air Lines

Divulgação
Voar com a Delta será uma experiência cada vez mais inovadora com o passar dos anos
Voar com a Delta será uma experiência cada vez mais inovadora com o passar dos anos

Bots com inteligência artificial, assistentes de voz, drones.. essas são apenas algumas das inovações testadas recentemente pela Delta Air Lines. É em seu centro global de inovação em Atlanta (Estados Unidos), chamado de “O Hangar”, que essas soluções são testadas, não apenas para lançar tendências, mas também visando engrandecer a experiência de colaboradores e passageiros.

Fruto de um investimento de US$ 2 milhões, o Hangar completou seu primeiro ano de operação na última semana, e a ocasião foi celebrada com um open house e um painel com o chefe de Operações da Delta, Gil West, e a líder global de Inovação, Nicole Jones, além do presidente da Georgia Tech, Bud Peterson e a diretora executiva da Choose ATL, organização que promove a cidade de Atlanta por meio da inovação, Kate Atwood.

“Não estamos buscando a tecnologia apenas por ela mesma, mas para encontrar oportunidades de resolver problemas e promover uma experiência mais agradável a todos”, referiu West, no encontro.

Divulgação/Delta Air Lines
O evento realizado no Hangar da Delta, em Atlanta
O evento realizado no Hangar da Delta, em Atlanta
Ele comemorou a estrutura do Hangar e como o ambiente que permite à Delta pensar de forma ambiciosa, pesquisar projetos desde sua concepção e sem assumir grandes custos. E afirmou que esses projetos se tornarão ainda mais importantes na medida em que os investimentos em tecnologia e novas ferramentas se tornam prioritários para a aérea.

Confira algumas das inovações apresentadas pelo COO da Delta, que deverão estar disponíveis em breve para passageiros e funcionários da empresa, modernizando a operação como um todo:

PRÉ-ESCOLHA DE REFEIÇÃO A BORDO
Os clientes da classe Delta One não precisarão mais esperar o avião decolar para conhecer as opções de refeições disponíveis, com os novos bots testados pela empresa. Alguns clientes desse segmento já estão sendo questionados, via e-mail, sobre o que gostariam de comer em seus voos, para que, na ocasião, tudo já esteja previamente preparado. Se eles não responderem, uma mensagem via SMS é enviada dias antes do voo. Tudo via inteligência artificial.

Divulgação
Clientes Delta One poderão escolher suas refeições ainda antes dos voos
Clientes Delta One poderão escolher suas refeições ainda antes dos voos
ASSISTENTE DE VOZ
Já é possível buscar voos, checar o status e fazer o check-in via smartphone. Mas, em breve, tudo isso poderá ser feito apenas por comandos de voz, por meio do novo protótipo interativo de soluções de voz que está sendo desenvolvido pela Delta.

COMUNICAÇÃO ENTRE GRUPOS DE VOO
As inovações não chegam apenas para os passageiros, mas também para os funcionários da Delta nos aeroportos e aviões, que passam por situações delicadas. Para evitar atritos com os clientes, foi desenvolvido um sistema que permite comunicação e ações em tempo real, agrupando pilotos, comissários e agentes de embarque, de forma que o trabalho esteja sempre coordenado entre toda a equipe de um mesmo voo. Com essas soluções, eles podem evitar ter que resolver problemas de última hora e ganham mais tempo disponível para melhor atender os passageiros.

TAREFAS NO PORTÃO DE EMBARQUE
Outra novidade para a equipe da Delta é um aplicativo mobile que agiliza e permite a realização de tarefas de última hora sem a necessidade de acessar um computador. Oito ações estratégicas são permitidas, incluindo remarcação de assentos, checar o status de reserva de um cliente e escanear bilhetes de embarque. Além disso, a tecnologia identifica a mudança de portão quando um colaborador precisa se deslocar, e permite ajudar os passageiros daquela área sem a necessidade de fazer um novo check-in de funcionário.

Divulgação/Delta Air Lines
Delta Sky Club: as informações de movimentação nos espaços serão usadas para melhorar a experiência dos pax
Delta Sky Club: as informações de movimentação nos espaços serão usadas para melhorar a experiência dos pax

ANÁLISE DO DELTA SKY CLUB

Sempre um dos recursos favoritos dos clientes Delta os lounges Sky Club são parte fundamental da experiência fornecida pela aérea, e por isso é importantíssimo entender o comportamento das pessoas nesses ambientes. Para isso, a companhia explora várias tecnologias para medir o tráfego de chegada e saída dos Sky Clubs, ganhando previsibilidade de movimento e podendo alinhar suas operações em horários de pico, por exemplo. Mapas de calor, identificação dos clientes via mobile, monitoramento em tempo real e até rastreamento com o uso de infravermelho são algumas possibilidades nesse campo.

INSPEÇÃO DE AERONAVES COM DRONES
Aviões são sempre alvos sujeitos a serem atingidos por raios, e inspeções para verificar os danos causados por eles são sempre minuciosas, por motivos óbvios. O problema é que elas levam tempo e exigem a presença de profissionais especializados, nem sempre disponíveis rapidamente.

Essa demora vem sendo amenizada com o uso de drones nas inspeções. Além de economizar tempo, os equipamentos também garantem maior precisão nas análises, unindo rapidez e segurança. Os primeiros testes mostram uma redução no tempo de inspeção que chega a 85% do total, fazendo uma enorme diferença na disponibilidade da frota da aérea.
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