Ana Luiza Tieghi   |   18/05/2017 17:53

Veto a eletrônicos na Europa afetaria grandes aeroportos

O Conselho Internacional dos Aeroportos (ACI) na Europa expressou alarme sobre a possibilidade de extensão do veto a eletrônicos maiores do que smartphones em voos que partam da Europa com destino aos Estados Unidos.

Divulgação/Pixabay

O Conselho Internacional dos Aeroportos (ACI) na Europa expressou preocupação sobre a possibilidade de extensão do veto a eletrônicos maiores do que smartphones em voos que partam da Europa com destino aos Estados Unidos.

Haveria “interrupções significativas” no serviço aéreo se tal medida for aprovada. “O veto vai atingir com mais força os aeroportos mais movimentados da Europa, onde uma porção significativa dos voos com destino aos EUA teriam que ser cancelados em um curto espaço de tempo”, disse o diretor geral da ACI na Europa, Olivier Jankovec. “Os voos que conseguissem operar sofreriam atrasos, o que comprometeria as conexões nos Estados Unidos”, acrescentou.

Representantes dos Estados Unidos e da Europa se encontraram hoje, em Bruxelas, para discutir a extensão do veto, que nos EUA atualmente vale para dez aeroportos do Oriente Médio e norte da África. Outro encontro ocorrerá em Washington na semana que vem.

“Além do impacto operacional imediato, estamos preocupados com as consequências que um veto deste tipo teria na demanda por passagens aéreas transatlânticas e na conectividade entre a Europa e os Estados Unidos", afirmou Jankovec. Ele ainda adicionou que a decisão da Emirates de diminuir suas operações nos EUA por causa do veto e de outras medidas do governo Trump é “preocupante e aponta para um impacto econômico maior e mais longevo”.

Segundo a ACI, 59 aeroportos europeus têm voos para os Estados Unidos, que somam 3.684 frequências semanais. Eles estimam que de 60% a 90% dos passageiros que voam da Europa para os EUA carregam eletrônicos portáteis.


*Fonte: Travel Weekly

conteúdo original: bit.ly/2pXb6H3

Tópicos relacionados