Leonardo Ramos   |   06/11/2017 11:28

Etihad encerrará serviço Dallas-Abu Dhabi em março

Decisão é tomada devido ao cancelamento do acordo de codeshare entre a companhia árabe e a American Airlines.

Wikicommons/Richard Vandervord
Pouco mais de um ano após ampliar a frequência da rota para voos diários, a Etihad Airways acaba de anunciar que encerrará as operações entre Abu Dhabi e Dallas/Fort Worth, nos Estados Unidos, em 25 março de 2018.

Segundo a companhia árabe, o serviço se tornará comercialmente insustentável devido a decisão da American Airlines de anular o acordo de codeshare que ambas possuíam. A previsão é que o último voo de código compartilhado entre as duas aconteça em 24 de março do ano que vem, um dia antes da Etihad acabar com os voos entre as duas cidades.

"A desafortunada decisão da American Airlines de encerrar uma relação comercial que beneficiou ambas as operadoras deixou a Etihad sem escolha, a não ser suspender os voos entre nosso hub em Abu Dhabi e Dallas/Fort Worth", lamentou o presidente da Etihad, Peter Baumgartner, em comunicado. O aeroporto de Dallas, inclusive, é o principal hub da American.

A aérea estadunidense anunciou em julho que encerraria os acordos de codeshare com a Etihad e a Qatar Airways, devido à reclamação já antiga de que as principais operadoras do Golfo Pérsico estariam violando os termos do tratado de céu aberto, uma vez que recebem grandes subsídios de seus respectivos governos que permitem a redução de preços e a expansão de suas redes. A alegação de concorrência desleal é negada fortemente pelas companhias.

"Estamos abertos para a American Airlines reverter sua decisão de cancelar nosso acordo de codeshare, para que a Etihad Airways possa continuar a rota e, em conjunto, proteger e apoiar os interesses da American e sua conectividade global, enquanto aumenta o valor comercial de ambas as companhias aéreas", continuou Peter Baumgartner.

A Etihad afirmou que investiu fortemente na rota para Dallas desde o seu lançamento, em 2014. O serviço começou com três voos diários, e foi atualizado para acontecer diariamente em fevereiro de 2017. A aérea baseada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, acrescentou ainda que metade dos clientes que voam no percurso para a cidade do Texas realizam conexões em voos operados pela American Airlines.

Tópicos relacionados