Leonardo Ramos   |   27/11/2017 09:20

Uso de drones está perto de ser regulamentado na Europa

Os veículos aéreos não tripulados (UAVs) devem ser regulamentados na aviação comercial em dois anos na União Européia

Pixabay
Os veículos aéreos não tripulados (UAVs) devem ser regulamentados na aviação comercial em dois anos na União Européia
Os veículos aéreos não tripulados (UAVs) devem ser regulamentados na aviação comercial em dois anos na União Européia
Em meio a tanta polêmica em relação a operações comerciais de veículos aéreos não tripulados (drones ou UAV), foi firmado um acordo na União Europeia sobre o que poderá e não poderá ser feito com esses aparelhos. A previsão é de que, até 2019, sejam estabelecidos todos os regulamentos necessários para o novo mercado ser definitivamente autorizado.

Fizeram parte do acordo uma comissão da União Europeia, as autoridades nacionais de aviação do continente e a indústria de drones, e detalhes foram divulgados em uma conferência na capital da Finlândia, por isso, a "Declaração de Helsinque".

A decisão prevê três áreas prioritárias para serem decididas sobre o setor:
  • A criação de requisitos legais para operações de drones, para o uso seguro e efetivo do espaço aéreo por eles e uma avaliação do espaço U-Space. O U-Space cobre altitudes de até 150 metros de altura, e os provedores de drones dentro do U-Space serão categorizados como prestadores de serviços de tráfego aéreo, através de um sistema automatizado e digital.Tal sistema informará os operadores de UAVs em que locais e como os drones podem voar, além de fornecer registros e identificação para cada um dos veículos aéreos não tripulados.
  • Investimentos adicionais em experimentações e pesquisas de longo prazo, que preparam a nova área da indústria aérea para veículos mais autônomos e para um tráfego mais denso. A UE teria lançado, inclusive, uma série de convites à apresentação de propostas para acelerar a implantação do U-Space, e algum tipo de financiamento para isso deve ser anunciado em 2018.
  • Um processo eficaz de definição de padrões de UAVs, adaptado às tecnologias digitais dos mercados do drone e U-Space.
"A Comissão está focada no desenvolvimento limpo e seguro e seguro de drones", afirmou a Comissária de Transportes a da UE, Violeta Bulc. "Os próximos meses serão cruciais, mas estou confiante de que a Declaração de Helsinque nos dará o ímpeto necessário. Ela estabelece uma estratégia clara endossada por todo o setor".


*Fonte: ATW

conteúdo original: http://bit.ly/2i3dT3q

Tópicos relacionados