Leonardo Ramos   |   20/12/2017 10:33

British estreia embarque biométrico nos EUA em voos inter

Testes estão sendo realizados no Aeroporto Internacional de Los Angeles, por enquanto em três portões de embarque; passaporte e bilhetes aéreos são desnecessários com a nova tecnologia na hora de entrar no avião

British Airways
Rosto do passageiro é escaneado no processo de imigração; no embarque, basta passar pelo reconhecimento facial
Rosto do passageiro é escaneado no processo de imigração; no embarque, basta passar pelo reconhecimento facial
A British Airways acaba de anunciar que está realizando testes de embarque por biometria facial no Aeroporto Internacional de Los Angeles, o LAX. Segundo comunicado da aérea, se trata da primeira a testar a tecnologia em voos internacionais partindo dos Estados Unidos; a Delta iniciou embarques biométricos também neste ano, mas através das digitais, e não de reconhecimento facial.

Realizado em parceria com o LAX e em colaboração com a alfândega dos EUA, o embarque biométrico torna desnecessária a apresentação do passaporte ou bilhete aéreo dos passageiros na hora de entrar no avião. Basta olhar para a câmera de reconhecimento facial, que verifica suas "características faciais, reconciliando-as com o escaneamento realizado durante o processo de imigração do passageiro". A tecnologia de identificação facial se assemelha às utilizadas em alguns smartphones recentes, com câmeras de alta definição que escaneiam o rosto dos passageiros.

O objetivo, segundo a British, é reduzir consideravelmente o tempo de espera nas filas de embarque de seus voos - vale lembrar que os documentos ainda serão cobrados no check-in e nas filas de segurança e imigração do aeroporto.

Até o momento, três portões de embarque do LAX estão equipados com a tecnologia. O aeroporto de Heathrow, em Londres, é outro em que a British já utiliza o reconhecimento facial no embarque, embora em alguns poucos portões.

"Estamos usando uma tecnologia biométrica que os consumidores já estão familiarizados, que oferece uma experiência conveniente, confiável e segura. Este passo em frente para modernizar a nossa operação é pioneiro na indústria, e continuaremos a trabalhar com aeroportos ao redor do mundo para desenvolver essa tecnologia e revolucionar a forma como as pessoas viajam", comentou a diretora de Marcas e Experiência do cliente da British Airways, Carolina Martinoli.

Tópicos relacionados