Artur Luiz Andrade   |   18/05/2021 11:07
Atualizada em 18/05/2021 11:14

Grupo Latam aumentará frota de cargas com 10 767-300

Frota ajudará na conectividade do Brasil com Europa e América do Norte


Latam
O Grupo Latam anunciou a expansão do seu plano de crescimento de frota convertida em cargueiros, com a expectativa de incorporar de forma gradativa 10 Boeing 767-300 Boeing Converted Freighters nos próximos três anos, completando assim uma frota de 21 Boeing 767 cargueiros até 2023. O primeiro avião será recebido no final deste ano.

A princípio, o plano de crescimento da frota cargueira contemplava quatro aviões já confirmados com a Boeing e mais quatro opções de conversão. Dois meses após o anúncio, a Latam ratificou a aquisição das oito aeronaves e anunciou a conversão de mais dois Boeing 767-300ERs adicionais. Desta forma, a frota total dos operadores de carga do grupo Latam será de 21 aeronaves até o final de 2023, o que significa que o grupo vai praticamente dobrar a sua capacidade de cargas e reduzirá de 17 para 14 anos a idade média desta frota.

“A decisão de expandir a frota está baseada nas atrativas oportunidades de crescimento, nos ganhos de eficiência que serão alcançados e na flexibilidade oferecida pelo Boeing 767F. Com isso, será possível crescer com rentabilidade, inclusive em cenários semelhantes aos enfrentados antes da pandemia. Graças a isso, as filiais de carga da Latam continuarão respondendo às necessidades de seus clientes e apoiando o desenvolvimento do continente com uma conectividade melhor e mais ampla”, afirma Andrés Bianchi, CEO da Latam Cargo.

“De forma geral, a conectividade entre a América do Sul e a América do Norte sai reforçada. Especificamente a conexão da Colômbia e do Equador sai fortalecida para apoiar a exportação do setor da floricultura. Além disso, a exportação de salmão do Chile e seu mercado de importação serão fortalecidos. E, no Brasil, a capacidade de e para a América do Norte e Europa será ampliada, promovendo os mercados de exportação e importação”, comenta Kamal Hadad, diretor de Alianças e Malha Aérea da Latam Cargo.

Hadad também acrescenta que a flexibilidade da frota de carga permite que a Latam avalie múltiplas alternativas. “Por exemplo, as duas conversões adicionais podem ser usadas para renovar a frota atual ou para iniciar novos projetos de crescimento. O grupo tem tempo para tomar as decisões adequadas”, conclui.

Os operadores de cargas da Latam utilizarão alguns 767-300ERs que aguardam para serem convertidos em um formato híbrido. Para isso, os assentos da cabine de três aeronaves serão totalmente removidos, para atingir uma carga útil de até 46 toneladas por voo. Duas dessas aeronaves já estão em operação para fornecer mais capacidade e a terceira deverá iniciar operações durante o segundo trimestre.

Além disso, a Latam está aumentando a similaridade entre seus cargueiros 767-300 de fábrica e convertidos para maximizar a sua capacidade, incluindo a possibilidade de transportar cargas sensíveis.

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