BRASIL

18º mais forte, passaporte brasileiro dá acesso a 158 países

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasileiros podem entrar em 15 países a mais que no ano passado; caiu, por outro lado, 4 posições no ranking
Brasileiros podem entrar em 15 países a mais que no ano passado; caiu, por outro lado, 4 posições no ranking
Qualquer cidadão brasileiro, desde que em posse de passaporte, pode entrar em 158 países sem a necessidade de pedir visto. São 15 países a mais que no último ano, quando brasileiros podiam viajar para 143.

A informação foi revelada na edição de 2018 do Henley Passport Index, portal que revela os passaportes mais fortes do mundo baseado em dados Iata, e que colocou o brasileiro como o 18º mais poderoso do planeta, empatado com o da Argentina, que dá acesso ao mesmo número de nações; comparado ao ano passado, o Brasil caiu quatro colocações - antes era o 14º.

Vale lembrar que cada posição no estudo conta com mais de um representante, e se contar literalmente o número de nações a frente da brasileira, o País ficaria na 40ª colocação.

Em primeiro lugar ficou a Alemanha: qualquer portador de um passaporte alemão pode acessar livremente 177 países, 19 a mais que no ano passado, quando esse número era de 158 - coincidentemente, o mesmo número de países que o passaporte brasileiro dá acesso hoje. Em segundo ficou Cingapura, com acesso a 176 países; já em terceiro, podendo entrar em 175 países, empataram oito nações, sendo sete europeias: França, Itália, Japão, Noruega, Dinamarca, Suécia, Reino Unido e Finlândia.

Na outra ponta da tabela, o Afeganistão ocupa a última colocação (104º), com acesso a apenas 24 países; seguem Iraque, com acesso a 27 países, e Síria, que tem direito a entrada em 28 nações,
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA