Colaborador   |   22/02/2017 17:14

TPC Sawgrass: o início do golfe corporativo

O famoso campo de golfe localizado em Ponta Vedra, na Flórida, atrai jogadores corporativos e abriga a sede da maior organização de torneios mundiais dos Estados Unidos.

O TPC Sawgrass está localizado em Ponte Vedra, Flórida – 19 quilômetros ao sul de Jacksonville. É um dos ápices do golfe corporativo dentro da modalidade mundial e onde está o PGA Tour Headquarters, a associação norte-americana de golfe profissional que coordena anualmente os circuitos mundiais PGA Tour, Champions Tour, Web.com Tour, PGA Tour China, PGA Tour Canada e PGA Tour Latinoamerica.

TPC Sawgrass
Público em 2016
Público em 2016

PGA TOUR
O PGA Tour foi fundado em 1929, pelo PGA of America. Em 1968, passou a cuidar dos torneios profissionais nos Estados Unidos que, hoje, representam seis circuitos profissionais, com 148 torneios e um prêmio no valor total de U$ 450 milhões. O maior deles é o US Open, de US$ 12 milhões.

Em 1980, com uma administração séria e competente, a organização decidiu ter seus próprios campos de golfe para não apenas realizar os seus torneios, mas também atrair novos golfistas e oferecer centros de instrução e tarifas baixas para uso do espaço. Assim surgiu o primeiro TPC (Tournament Player Club), em Sawgrass, reunindo 41 campos de golfe de excelente qualidade nos EUA, Malásia, Puerto Rico e Colômbia, onde são disputados os torneios dos circuitos profissionais. O principal é o The Players Championship, que acontece todos os anos em maio no TPC Sawgrass, e dá uma bolsa de prêmios de U$ 10,5 milhões. Ele ocorre no Stadium Course, onde está localizado o mais famoso dos buracos par 3 do mundo, o 17.

O The Players é considerado, há mais de dez anos, o 5º Major da temporada profissional de golfe e isso se dá pela qualidade do seu campo, presença do público, valor do prêmio e o grupo de golfistas que o disputa, sendo talvez o mais forte do ano. Os quatro torneios Major são: The Masters, US Open, British Open e PGA Champioship.

A CONSTRUÇÃO DO CAMPO
Comprado pelo valor simplório de US$ 1 (o cheque nunca foi descontado e hoje estampa a parede da clubhouse do TPC), o local, a menos de um quilômetro do mar, era enorme e pantanosa. Após uma série de obras. o campo foi inaugurado em outubro de 1980. Lá jogam, hoje em dia, os sócios do clube, os hóspedes do Sawgrass Marriott Golf Resort, localizado dentro da propriedade, ou golfistas que paguem a taxa de uso do campo.

Dedê Gomez
A clubhouse do TPC Sawgrass
A clubhouse do TPC Sawgrass

Durante muitos anos a área foi extremamente criticada pelos jogadores, pois passou por um enorme movimento de terra e drenagem do pântano. Por meio de constantes reformulações, tornou-se hoje o segundo melhor campo de golfe da Florida e 51º dos Estados Unidos. Ao longo das décadas, a administração executiva do PGA Tour tornou-se o maior e mais bem pago circuito profissional esportivo do mundo. Ela também incentiva e reúne praticantes, provendo a instrução do esporte para novos adeptos, os campos para jogar e os eventos para participarem.

ONDE HOSPEDAR-SE
Para viver todo o clima do PGA Tour e a atmosfera do TPC Stadium Course com o seu famoso buraco 17, a hospedagem recomendada é o Sawgrass Marriott Resort, que fica dentro da propriedade e permite conhecer um verdadeiro templo deste esporte.

Já o Ginn Hammock Beach Resort fica a cerca de uma hora de Ponte Vedra Beach. Tem dois ótimos campos, o Conservatory Golf Course, repleto de ondulações, e o Ocean Course, diretamente à beira do oceano Atlântico e onde é disputado o Champions Tour.

Uma terceira dica é o Ponte Vedra Inn & Club, um dos mais luxuosos resorts da Flórida, diretamente na praia. Também possui duas áreas para jogar. Vale lembrar que toda a região tem 112 km de praia em linha reta e pelo menos 40 campos.

Por último, o World Golf Village, em St. Augustine, que oferece o Hall of Fame, um museu totalmente voltado à modalidade. Uma das salas é reservada a Jack Nicklaus, o maior vencedor major de todos os tempos. É possível percorrer a rua e parar em frente à farmácia de seu pai ou sentar-se na lanchonete frequentada por ele em seus tempos de juventude, além de conhecer toda a história da sua vida e conquistas.

Este complexo de quatro hotéis conta com uma réplica perfeita do buraco 17 do TPC Sawgrass e um enorme putting green de 18 buracos e a PGA Tour Golf Academy, uma das mais conceituadas dos EUA. É lá que está localizada a maior loja de artigos de golfe do país.


.

Dedê Gomez - Jornalista, Empresário, Esportista, Organizador de eventos esportivos. Atuou como apresentador, comentarista, entrevistador e produtor de programas de televisão e revistas, por mais de 30 anos, notadamente em automobilismo, golfe e Jogos Olímpicos. Escreveu nos principais jornais e revistas do Brasil sobre esportes, tendo praticado mais de dez modalidades e obtidos expressivos títulos nacionais e internacionais.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias