Henrique Santiago   |   26/08/2016 13:13

"Viagens de incentivo estão em queda do Brasil", diz Fohb

Para se aproximar do público de negócios, o Fohb realizou hoje, em São Paulo, o primeiro workshop de Mice (Encontros, Incentivos, Conferências e Feiras, em tradução literal) com rodadas de negócios entre os 27 associados e organizadores de eventos.

Para se aproximar do público de negócios, o Fohb realizou hoje, em São Paulo, o primeiro workshop de Mice (Encontros, Incentivos, Conferências e Feiras, em tradução literal) com rodadas de negócios entre os 27 associados e organizadores de eventos.

Emerson Souza

O encontro se faz necessário, pois, de acordo com o diretor executivo do Fohb, Orlando de Souza, encontra o segmento em uma constante subida e descida.

“Hoje tem muitos eventos de convenções realizados com antecedência. Supõe-se que o incentivo, o "I" do Mice, assim digamos, tem uma queda. O mercado está instável”, acredita ele, sugerindo que hoje as premiações de empresas aos seus funcionários deram uma diminuída considerável

O que não muda, na visão de Souza, é o poder de investimento de empresas consolidadas e, de certa forma, com dinheiro extra no caixa. Os hotéis de alto padrão dificilmente são substituídos por médios ou econômicos. “Os executivos do alto escalão não podem ‘baixar de padrão’. Entre o luxo e o econômico há muita diferença, claro, mas há uma quebra com os midscales, diferentes tipos de suítes, entre outros.”

Sem ter números específicos sobre o segmento, é fato que os associados Fohb sofrem com a realização de eventos mais enxutos. “[Os encontros] estão menores, mas não deixaram de existir. Nós brincávamos que antes vinham até os estagiários para participarem de feiras e afins. Mas acredito que ano que vem deve ser melhor”, opinou o vice-presidente de Marketing e Distribuição da entidade, César Nunes.

MAIS INVESTIMENTOS
Emerson Souza
Segundo Nunes, que também é diretor comercial do Royal Palm Plaza, de Campinas (SP) a infraestrutura do Brasil para receber eventos – incluindo hotéis – é deficitária. O maior problema, aponta, é encontrar a área necessária para a construção de um novo espaço.

Mas seu empreendimento em Campinas (SP) trabalha há mais de três anos em um centro de convenções com área de 11 mil metros quadrados e no complexo com dois hotéis da marca, o Tower e o Contemporâneo, aumento a oferta hoteleira para 1.036 quartos.

A abertura está prevista para março de 2018 e, de acordo com Nunes, a empresa se prepara para trazer dois grandes eventos até 2020, tendo inclusive participado da Imex, feira norte-americana voltada para o segmento de Mice.

ENCONTRE A FELICIDADE
Antes de começar a rodada de negócios, o Fohb levou a palestrante Martha Gabriel, que deu o tom de descontração ao falar sobre a economia da felicidade. Em sua apresentação, ela destacou que é possível chegar nesse ponto ideal em quatro pilares: bem-estar físico, mental, espiritual e ético.

Tópicos relacionados