Movida

Karina Cedeño   |   17/08/2017 14:15

O que considerar antes de terceirizar o programa hoteleiro?

É importante que o cliente não se acomode em relação ao provedor e fique dependente dele

Emerson Souza
Laerte Farina (CBEC), Carole Poillerat (HRS), Alexandre Vomero (Stefanini) e Jason Long (HRS) participaram do segundo painel do Corporate Travel Forum
Laerte Farina (CBEC), Carole Poillerat (HRS), Alexandre Vomero (Stefanini) e Jason Long (HRS) participaram do segundo painel do Corporate Travel Forum
O processo de BPO (terceirização de funções) na hotelaria pode parecer simples, mas envolve muitos detalhes que devem ser levados em consideração pelos gestores de viagens. Um deles é ir além do planejamento técnico e financeiro, segundo o diretor de BPO da Stefanini para a América Latina, Alexandre Vomero.

“É preciso antes de tudo conhecer o processo da empresa (que envolve documentação e políticas) e principalmente analisar de que forma a cultura da companhia poderá afetar a prestação de serviços ou dificultar a transição da operação interna para a externa”, salienta Vomero.

Outro ponto importante é saber que, por mais experiência que o terceirizado tenha, ele está habituado a uma cultura que pode ser diferente da empresa que está contratando o serviço. “Observe também se o fornecedor tem visão de futuro e está alinhado com as metas inovadoras de sua empresa. O BPO não deve ser apenas o provedor de pessoas e redução de custos, mas sim uma consultoria constante, já que o cliente vai estar sempre desafiando a empresa a trazer coisas novas”, salienta o diretor de BPO da Stefanini para a América Latina.

Mas quais são os riscos desse processo? Segundo o VP institucional e um dos fundadores Conselho Brasileiro dos Executivos de Compras (CBEC), Laerte Farina, há o risco de perder o controle do processo ao longo de sua execução. Já Vomero alerta para o fato de o cliente se acomodar em relação ao provedor e ficar dependente dele, deixando de pensar em inovação e desenvolvimento.

O tema foi debatido durante o Corporate Travel Fórum da HRS, que acontece no Palácio Tangará (SP).

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias