Leonardo Ramos   |   26/10/2017 16:05

Seattle usa gigantes da tecnologia para renovar setor de eventos; confira

Event Innovation Forum, em Seattle, oferece soluções de gigantes como Boeing, Microsoft e Expedia para planejadores de eventos

Flickr.com/howardignatius
Event Innovation Forum, em Seattle, aproxima gigantes como Boeing, Microsoft e Expedia de planejadores de viagens
Event Innovation Forum, em Seattle, aproxima gigantes como Boeing, Microsoft e Expedia de planejadores de viagens

Até três anos atrás, Seattle contava com um conselho anual de planejadores de eventos, que se juntavam na cidade para debater tendências do segmento e melhores práticas para a indústria. Segundo o Skift, porém, assim como em muitas feiras do tipo, o evento acabava beneficiando mais o destino do que os próprios gerenciadores de eventos.

"Nós já vimos tantos eventos desses. Eles estão tão dentro de uma fórmula, onde todos estão fazendo e respondendo as mesmas perguntas, coisas que provavelmente poderíamos executar nós mesmos", explicou o diretor executivo do Colegiado Americano de Médicos de Emergência, participante assíduo das feiras da cidade mais populosa de Washington.

O encontro anual foi encerrado, então, em 2014, pois a experiência teria se tornado "obsoleta e improdutiva".

Três anos depois, o Visit Seattle, que é também o Seattle CVB, fez uma nova tentativa no setor de eventos, criando o Fórum de Inovação de Eventos (EIF ou Event Innovation Forum, em inglês), com sua primeira edição realizada no mês passado na cidade.

Desta vez, porém, ao invés de se basear apenas em networking entre planejadores de eventos, a entidade buscou fazer uso dos gigantes de tecnologia e outras áreas sediados na região: Amazon, Microsoft, Expedia, Boeing, Starbucks... Para o CEO do Visit Seattle, Tom Norwalk, a proximidade criada entre os gerenciadores de eventos e essas grandes empresas, e principalmente das soluções criados por elas para o segmento, é o que fez o fórum atingir o sucesso que alcançou em sua estreia.

"Com o EIF, queríamos criar algo significativo para os planejadores de eventos, que os fariam querer participar do evento em Seattle", explicou o CEO do Visit Seattle. "É um reflexo de Seattle através da inovação de nossos parceiros e corporações baseadas aqui. Estamos tentando mostrar o destino a partir de uma lente ligeiramente diferente, e tornar esta uma situação onde todos ganham", empresa, cidade e planejadores.

Assim, para Normwalk, por meio do fórum, os planejadores de reuniões podem explorar como os líderes da economia de Seattle estão criando alternativas na tecnologia, no transporte, nas viagens corporativas e outros segmentos a nível global, possibilitando a implementação de novas soluções em suas próprias estratégias de desenvolvimento de negócios.

EXEMPLOS DAS GRANDES

Nas instalações da Boeing, por exemplo, representantes da fabricante de aeronaves explicaram como eles configuram os interiores das aeronaves em termos de material e design, fluxo de espaço, iluminação e ambiente geral para acomodar um número grande de pessoas em um espaço limitado. A experiência do usuário dentro da cabine do avião baseia-se em pesquisas de dinâmicas de grupo em espaços controlados, o que já é um tipo de solução interessante para os planejadores de reunião.

"Essas aprendizagens orientam nosso design de interiores para oferecer uma boa primeira impressão ao cliente, reduzindo a ansiedade e criando uma sensação de boas vindas", explica o diretor regional de Experiência na Aeronave da Boeing, Kent Craver. "Qualquer local que envolva a interação humana com o ambiente ao seu redor, como em um espaço de exposição comercial, se beneficia de uma abordagem pensada e pesquisada para criar o design ideal", continuou.

Já a Expedia Media Solutions, que também acolheu planejadores durante a Event Innovation Forum, focou na importância de se conhecer o perfil de seus clientes. A diretora global de Marketing e Comunicações da empresa, Monya Mandich, explicou como o Expedia se baseia em uma quantidade gigantesca de dados sobre os perfis de consumidores e o comportamento de compra, e como a empresa coleta essas informações. Para ela, saber detalhes do seu público se torna valioso para os planejadores de eventos hoje principalmente devido à crescente disparidade de comportamento entre diferentes gerações.

"Houve um grande interesse do grupo para aprender sobre certos segmentos de viajantes que investigamos profundamente, como o viajante que pratica bleisure (união de viagens a trabalho com lazer). Então, ao entender o que os motiva, nós também aprendemos", contou Monya.

"Do ponto de vista de um planejador de eventos, foi realmente interessante aprender como essas empresas lidam com mudanças", afirmou a VP de Gerencialmento de Eventos da American Bankers Association, Alison McIntyre, que participou do EIF. "Um dos grandes aprendizados foi que falhar faz parte. Você deve experimentar continuamente, porque se não, você acabará por ser irrelevante"

"É bom ter aquelas novas vozes e novas idéias, e eles realmente deram algo a ser utilizado por mim e minha organização", finalizou Alison McIntyre.

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