Beatrice Teizen   |   07/06/2021 15:17
Atualizada em 07/06/2021 17:52

Pesquisa aponta que setor de eventos está preparado para retomar

Abeoc Brasil realizou, de 12 a 30 de maio, pesquisa on-line, aberta a profissionais e empresas

Um ano e três meses após a paralisação das atividades devido à pandemia de covid-19, as idas e vindas dos programas de flexibilização turvam a capacidade de uma análise da atual situação do setor de eventos. Tentando “clarear” esse panorama, a Abeoc Brasil realizou, de 12 a 30 de maio, uma pesquisa on-line, aberta a profissionais e empresas associados ou não à entidade.


Unsplash
Pesquisa da Abeoc Brasil aponta que setor de eventos está preparado para retorno das atividades
Pesquisa da Abeoc Brasil aponta que setor de eventos está preparado para retorno das atividades
Um total de 146 pessoas responderam ao levantamento. As respostas vieram de 15 unidades federativas, incluídas nas regiões Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul. Desse total, 71,92% disseram que eventos estão proibidos e 28,08% apontaram alguma flexibilização. Pequenos eventos e reuniões familiares/sociais foram maioria, com 35%.

Sobre o número de público permitido, as respostas variaram entre número de pessoas e o percentual de capacidade dos eventos. Foram maioria as respostas de zero a 50 pessoas (41%) e 40% da capacidade (35,20%). Apenas 17% dos respondentes apontaram eventos com mais de 200 pessoas e 5,88% uma capacidade de 70%.

CONFIANÇA NOS PROTOCOLOS
Em outro questionamento foi solicitado que os participantes avaliassem, numa escala de zero a dez, sendo zero muito ruim e dez muito bom, qual o nível de comprometimento de profissionais de evento e público em relação aos protocolos sanitários.

Confiando na possibilidade de uma retomada, 64,28% dos participantes indicaram níveis de 8 a 10. Apenas 3,97% das respostas apontaram avaliação zero – muito ruim. No complemento a algumas respostas, os profissionais se mostraram preocupados com a ocorrência de festas clandestinas (o que demonstraria o descaso de parte da população) e reafirmaram sua confiança na segurança dos protocolos sanitários do setor.

A Abeoc, em conjunto com a Ubrafe, a Abrace e o Sindiprom SP, produziram, há um ano, um protocolo sanitário para o setor que foi avalizado pelo corpo clínico do Hospital das Clínicas de SP. O documento foi escolhido, inclusive, para servir de base para a realização dos eventos-teste anunciados pelo Governo de São Paulo como prévia para a retomada.

Os participantes da pesquisa fazem parte dos seguintes segmentos:
  • Organização – 43,15%
  • Cenografia – 7,53%
  • Promoção – 5,48%
  • A&B – 2,74%
  • TI – 2,74%
  • Outros – 34,93%

Tópicos relacionados