Beatrice Teizen   |   14/12/2023 15:07
Atualizada em 14/12/2023 15:09

Como a IA pode impactar nos eventos corporativos: especialistas comentam

Recursos tecnológicos vieram para ficar e podem ser grande ferramenta de auxílio para os meeting planners

Pixabay/Gerd Altmann
IA pode ser ferramenta aliada na construção de eventos corporativos
IA pode ser ferramenta aliada na construção de eventos corporativos

Nos últimos anos, uma onda de inovação tem varrido o mundo dos negócios, redefinindo a forma como as empresas conduzem seus eventos corporativos. A ascensão da inteligência artificial (IA) como uma ferramenta indispensável tem impulsionado uma revolução notável na maneira como os eventos são planejados, executados e experimentados.

A capacidade da IA de processar dados, analisar padrões e tomar decisões complexas em tempo real tem elevado os eventos corporativos a um patamar totalmente novo. Desde conferências de grande escala até reuniões internas, as aplicações da IA estão moldando o cenário dos eventos empresariais de maneiras que anteriormente pareciam pertencer ao reino da ficção científica.

“Já são milhares de aplicações disponíveis, que envolvem inteligência artificial, destinadas a facilitar a vida das pessoas. Tirar delas aquilo que é repetitivo, que demanda muito tempo para preparar os dados. Elas vieram para ficar e não há mais como ficar sem. As soluções vêm para nos dar mais tempo para as relações humanas, que são a essência dos eventos. O impacto dessas ferramentas é total e absoluto e elas serão cada vez mais utilizadas”, afirma a sócia-diretora da VM Consultoria e especialista em tecnologia em eventos, Vanessa Martin.

Para os eventos, são muitas as aplicações. Desde elaborar um briefing no ChatGPT, a criar perguntas para um painel ou palestrante, conseguir insights sobre as preferências e comportamentos dos participantes, coletar dados valiosos, montar agendas e personalizar experiências. Estas são somente algumas das possibilidades.

Poder das ferramentas

Além disso, enquanto o papel tradicional de um evento corporativo era proporcionar um espaço para networking e aprendizado, a integração estratégica de ferramentas de IA está reformulando essa dinâmica. A coleta de dados em tempo real permite insights precisos sobre as preferências e comportamentos dos participantes, possibilitando ajustes instantâneos na programação e personalização das experiências.

Os chatbots e assistentes virtuais, por exemplo, estão tornando a interação mais fluida e eficiente, proporcionando informações instantâneas e orientações aos participantes. No entanto, à medida que testemunhamos essas inovações emocionantes, também surgem questões sobre a privacidade dos dados, a confiabilidade da tecnologia e o papel contínuo dos profissionais humanos – totalmente indispensáveis – na criação e condução desses eventos.

“A inteligência artificial é muito mais sobre como você consegue colocar ela no seu dia a dia do que o contrário. Como você consegue encaixá-la no seu trabalho é que faz a diferença, ver o leque, o que faz sentido para você. As ferramentas tiram muito a carga do trabalho manual, de anotar, do secretariado. Não substitui o meeting planner, que vai pensar o evento, mas, se ele estiver esgotado, ele vai para o ChatGPT, por exemplo, dá dois pontos bem definidos e isso dará um caminho interessante para este profissional”, explica o head de Tecnologia da DMC Negócios de Impacto, Fabio Kontopp.

Vanessa Martin (VM Consultoria), Fabio Kontopp (DMC Negócios de Impacto) e Rodrigo Cezar (Roche)
Vanessa Martin (VM Consultoria), Fabio Kontopp (DMC Negócios de Impacto) e Rodrigo Cezar (Roche)

Alavanca para a personalização

Eventos cada vez mais personalizados são a busca de todo organizador de eventos e as possibilidades por meio da IA auxiliam – e muito – neste sentido. Um excelente briefing e um entendimento por parte de quem está fazendo o encontro é essencial para isso, mas, hoje, é possível sistematizar tudo, sem interferência humana, auxiliando no processo.

“E fazer isso dá cadência ao evento. Seja por meio da comunicação com o participante, em receber alguma informação, uma validação. Tudo isso passa a ser dentro de um sistema. Estas etapas, com a IA, passam a ser sistematizadas e não ficam da dependência de uma pessoa”, diz o líder de Estratégia e Soluções Integradas + Eventos & Viagens da Roche, Rodrigo Cezar.

Algumas questões de customização podem ser antecipadas com as soluções de inteligência artificial. O evento pode enviar um formulário para o participante antes da data, com várias perguntas, e, em cima disso, a programação, assim como brindes, conteúdo e roteiros que façam sentido para aquele público podem ser criados.

“Com a IA é possível dar um tom de voz para as pessoas que estarão no seu evento. Claro que varia de recursos e de budget, mas entender o tom de voz desde o princípio para saber como será a jornada do evento faz toda a diferença. Por meio de um bom uso da IA, é possível fazer isso sem onerar muito e criando uma ótima experiência para o participante”, exemplifica Kontopp.

Veio para ficar

Uma coisa é fato: por mais que a inteligência não seja mais uma grande novidade, estes recursos tecnológicos vieram para ficar e não há mais como não utilizar nem que seja um pequeno vestígio deles. O importante é entender como esta tecnologia encaixa em cada empresa, para cada profissional e qual o sentido dela para cada evento.

“A IA veio para ficar porque é necessária. Não estamos dando conta do que estamos fazendo, há necessidades muito urgentes, e o setor de eventos tem muito para crescer. As soluções estão vindo, há muita demanda. Hoje, cada vez mais o profissional que se preocupa em entender processos e decisões estratégicas, quanto mais focar nisso, melhor ele vai se desenvolver. E a IA está inclusa nisso”, finaliza Vanessa.


* Para explorar os recursos da inteligência artificial e relacionar com o tema, alguns trechos desta matéria, com exceção das contribuições das fontes especialistas, foram escritos com o auxílio do ChatGPT

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