Rafael Faustino   |   31/10/2016 13:53

Hotelaria nacional cai 13,5% em vendas à Abracorp

Assim como a aviação e os dados gerais da Abracorp, a hotelaria também amargou um trimestre de retração nas vendas junto às associadas da entidade no terceiro trimestre do ano. Em comparação ao mesmo período do ano passado, os hot&eacut

Emerson Souza
O recém-inaugurado complexo da Atlantica Hotels em São Caetano do Sul (SP). A empresa teve queda de 12,7% em receita em vendas às associadas Abracorp no terceiro trimestre
O recém-inaugurado complexo da Atlantica Hotels em São Caetano do Sul (SP). A empresa teve queda de 12,7% em receita em vendas às associadas Abracorp no terceiro trimestre
Assim como a aviação e os dados gerais da Abracorp, a hotelaria também amargou um trimestre de retração nas vendas junto às associadas da entidade no terceiro trimestre do ano. Em comparação ao mesmo período do ano passado, os hotéis nacionais caíram 13,5% em receita totalizando R$ 499 milhões no trimestre, enquanto os internacionais tiveram queda de 8,4%, com R$ 99 milhões.

Apesar do número, a hotelaria internacional ainda obteve uma alta de 8,4% no número de diárias vendidas, cujo total foi de R$ 208,7 mil. Isso significa uma redução no valor do tíquete médio. No caso da nacional, mesmo no volume de diárias houve uma queda expressiva, de 10%, totalizando 2,3 milhões.

Os hotéis independentes ficaram com a maior fatia das vendas às associadas Abracorp entre a hotelaria nacional, com 35,9% do total. A Accor foi a rede com a maior fatia, de 13,2%, com a Atlantica Hotels ficando com 8,2% e BHG/Solare com 3,6%. Essa última teve o melhor desempenho do mês, subindo 43,4% em diárias e 33% em vendas. Já a Atlantica teve uma das quedas mais expressivas, de 12,7% em receita, enquanto os independentes, mesmo com a liderança, caíram 16,4%.

No internacional, os independentes ficaram com 45% do total, com Hilton ficando com 8%, Accor, 7% e IHG, 5%. Hilton e IHG tiveram as maiores altas nas vendas, respectivamente de 56,4% e 68,3% em receita, e ambas com mais de 100% de crescimento em diárias. A Accor caiu 53,5% em receita na medida em que subiu 2,3% em diárias vendidas, o que indica um comportamento agressivo na busca de diárias mais baratas, com perda de arrecadação.

A tarifa média entre os nacionais foi de R$ 212, 4% a menos que o verificado no terceiro trimestre do ano passado.

Tópicos relacionados