Movida

Artur Luiz Andrade   |   23/03/2017 09:58

Chef celebridade, Bela Gil dá dicas ao viajante corporativo

Férias é para extravasar e até enfiar o pé na jaca do ponto de vista gastronômico, mas com consciência. Já quem viaja a trabalho e com muita frequência, não quer deixar seus hábitos saudáveis, gostos e dietas de lado. Para is


Emerson Souza
Bela Gil e o time da Best Western no Lacte: Karen Schmidt, Viviane Amadei e Matt Teixeira
Bela Gil e o time da Best Western no Lacte: Karen Schmidt, Viviane Amadei e Matt Teixeira

Férias é para extravasar e até enfiar o pé na jaca do ponto de vista gastronômico, mas com consciência. Já quem viaja a trabalho e com muita frequência, não quer deixar seus hábitos saudáveis, gostos e dietas de lado. Para isso, ou leva sua comida ou passa fome, no geral, já que as opções saudáveis na hotelaria limitam-se a saladas e sanduíches de peito de peru. Quer dizer, isso já está mudando e dois hotéis Best Western no Rio de Janeiro, o Premier Arpoador, em Ipanema, e o Premier Américas, na Barra da Tijuca, são exemplos da tendência mundial da hotelaria, em pensar no bem estar do hóspede: da gastronomia ao fitness, do frigobar às amenidades.

Esses dois hotéis fecharam parceria piloto com Bela Gil, a chef celebridade que tem programa na TV e é conhecida pelo trabalho de conscientização em relação a uma alimentação mais saudável e sustentável. Ela assina todo o conceito gastronômico das duas unidades: do room service ao frigobar, dos petiscos ao menu do Restaurante da Bela para café da manhã, almoço e jantar.

A Best Western levou Bela Gil para a abertura do Lacte (ontem), e ela fez uma palestra exclusiva para os clientes inscritos no evento (fornecedores não são permitidos nessa primeira sessão, que também contou com debate). O Portal PANROTAS falou com exclusividade com Bela Gil e o diretor da Best Western para a América Latina, Matt Teixeira, logo após a apresentação.

PORTAL PANROTAS — Como nasceu o projeto dos Restaurantes da Bela nesses dois Best Western Premier do Rio de Janeiro?
BELA GIL — Fui procurada pela Hotelaria Brasil que veio com a proposta de eu assinar todo o conceito gastronômico dos dois hotéis. Muita gente vinha pedido que abrisse restaurantes, para poderem experimentar minhas receitas feitas por mim mesma. Vi então uma boa oportunidade para isso, para ir além da receita. Ter um restaurante próprio existe muita dedicação e nesse modelo eu treinei toda a equipe dos hotéis, criei os cardápios, selecionei os chefs executivos (Debora Ramos, que é minha assistente, e Esteban Mateu, que tem grande experiência com hotelaria) e constantemente volto aos restaurantes para ver como tudo está funcionando, do café da manhã ao room service. É difícil delegar, mas tem dado muito certo. Também fizemos um trabalho para selecionar os fornecedores locais.

PP — É um restaurante para veganos ou vegetarianos? E como é estar dentro de um hotel?
BELA GIL — É um restaurante de comida natural e saudável, mas ninguém se sente incluído. Temos um cardápio que é 90% vegano, mas temos também opções para quem come carne, como picadinho de carne orgânica, salpicão de frango, peixe e frutos do mar. É um restaurante de inclusão. Ninguém se sentirá excluído e quem não conhece a alimentação saudável terá boas surpresas. Tem quem não vá por preconceito, mas quando experimenta as receitas se surpreende. Por ser uma rede americana muito conhecida, a Best Western atrai turistas que estão em outros hotéis, e os moradores do Rio também já estão descobrindo os espaços.

PP — O retorno dos frequentadores tem sido bom?
BELA GIL — Muito. Até a melancia grelhada, que rendeu certa polêmica (e memes) tem sido elogiada. Recebo e-mails de pessoas agradecendo pelas descobertas. Lá fora já é mais comum termos hotéis onde moradores e turistas sabem que podem comer bem e de forma saudável. As pessoas têm ido ao Restaurante da Bela de forma bem aberta, sem preconceitos e se surpreendem. Não é um local vegano ou macrobiótico, não gosto de rótulos, há opções para todos. Em um país onde as pessoas às vezes não têm o que comer ou não podem escolher, é legal termos na hotelaria e nas cidades mais opções saudáveis.


Emerson Souza
Bela Gil e Matt Teixeira
Bela Gil e Matt Teixeira

PP
— A alimentação durante as viagens pode ser um grande problema. Geralmente ou a pessoa sai da dieta ou não encontra o que está habituado... Como resolver isso?
BELA GIL — Realmente quem viaja a lazer quer sair da rotina e enfiar o pé na jaca. Mas quem viaja a trabalho, e tem a viagem como rotina, busca opções mais saudáveis, de acordo com sua dieta. E é legal chegar em um hotel e ver as alternativas, ver que há opções saudáveis. Minha vida e a de todos os viajantes seriam mais fáceis com mais hotéis com esse conceito. Tenho um bebê de nove meses e muitas vezes tenho que praticamente ir pra cozinha nas viagens.

PP — A cena gastronômica do Rio está mudando, seguindo esse conceito do consumidor mais saudável?
BELA GIL — Sim, claro. O Rio entrou nos roteiros gastronômicos e tem hoje mais variedade. Claro que não é como São Paulo ainda, onde adoro comer, mas já há uma abertura maior.

PP — O Rio é mais conhecido pelos sucos das lanchonetes e petiscos dos bares...
BELA GIL — O que é importante. Também temos petiscos nos hotéis. Bolinho de bacalhau, bolinho de feijoada vegana, coxinha de cará e legumes... E os clientes tem gostado muito.

PP — Quando você viaja para fora do País ou mesmo aqui dentro, você leva sua comida ou come a do avião mesmo?
BELA GIL — Na ida levo minha salada, meu arroz. Não como comida de avião. Na volta vou em algum restaurante legal e compro algo.

PP — Matt, esses dois restaurantes, com a Bela Gil, e mesmo os hotéis, um em parceria com Lenny Niemeyer e outro com Gloria Coelho, dois ícones da moda, mostram uma nova rede no Brasil, uma Best Western mais voltada à experiência...
MATT TEIXEIRA — Entender o público não é mais tendência, é necessidade. O hotel tem que oferecer a experiência que seu cliente busca. E o bem estar (o conceito de wellness) está na nossa cultura de forma cada vez mais forte. Vamos continuar investindo nisso e em projetos como o do Restaurante da Bela. São dois pilotos, mas que cairiam muito bem em destinos como a Flórida. O céu é o limite e vamos ajudar a chef a espalhar seu conceito de alimentação saudável e sustentabilidade. Estamos buscando coisas novas e toda a rede está de olho em experiências como essa aqui no Brasil.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias