Artur Luiz Andrade   |   19/08/2016 17:25

CEO do Tripadvisor: terror não me impede de viajar

Um dos gurus da indústria de Viagens e Turismo no mundo, o CEO do Tripadvisor, Stephen Kaufer, escreveu artigo em que defende o ato de viajar mesmo em época de medo de ataques terroristas. "Nossos dados no Tripadvisor mostram que as pessoas continuam a visitar nosso site e planej


Divulgação/Tripadvisor
Stephen Kaufer

Um dos gurus da indústria de Viagens e Turismo no mundo, o CEO do Tripadvisor, Stephen Kaufer, escreveu artigo em que defende o ato de viajar mesmo em época de medo de ataques terroristas. "Nossos dados no Tripadvisor mostram que as pessoas continuam a visitar nosso site e planejar viagens em números maiores a cada ano, apesar do aumento desses ataques terroristas isolados", escreve ele, antes de embarcar de férias para a Ásia. Leia a seguir a opinião de Kaufer sobre o momento em que vivemos. E nos diga se concorda com ele.

"Por que eu não vou deixar o medo de terrorismo me impedir de viajar

Stephen Kaufer, CEO do Tripadvisor

Como CEO e co-fundador do Tripadvisor, frequentemente me perguntam se as pessoas ainda estão viajando ou devem viajar dado o aumento recente de ataques terroristas que temos visto ao redor do mundo. Imagens e relatos pessoais, tanto em destinos familiares como menos conhecidos, contam uma história de tragédia devastadora, e cada ataque tem sido profundamente chocante. Mas vou contar porque eu continuo viajando.

Uma coisa que todas essas tragédias nos mostraram é que, apesar de existirem vastas distâncias físicas entre todos nós neste mundo, nos unimos como vizinhos quando o terror ataca. Seria fácil demais cair em desespero enquanto assistimos ao impacto desses eventos. Mas eu sou constantemente surpreendido pelo incrível espírito de resiliência demonstrado por pessoas ao redor do globo que se negam a deixar que o medo lhes impeçam de viver suas vidas.

A liberdade de viajar é, para muitos, um aspecto importante em seu modo de vida. Então é natural se questionar se essa liberdade foi comprometida pelo aumento de ataques no mundo. Porém, após cada episódio, eu fico contente ao ver membros da nossa comunidade de viajantes demonstrarem que eles não vão parar de viajar e conhecer o mundo por causa do medo. Sua sede por novas experiências é grande parte de quem eles são.

Na verdade, é possível argumentar que é esse espírito de aventura e desejo de vivenciar culturas diferentes que ampliam nossas mentes e nos fazem enxergar de maneira mais clara o que nos une como pessoas, e não o que nos divide.

Sou formado em engenharia de software e me conforto com estatísticas, análises e dados. Nossos dados no Tripadvisor mostram que as pessoas continuam a visitar nosso site e planejar viagens em números maiores a cada ano, apesar do aumento desses ataques terroristas isolados. Outra estatística que eu vi recentemente é que, com todos os lugares e pessoas no mundo, as chances de ser vítima de um ataque terrorista, seja em casa ou viajando, é de um em nove milhões. Todos nós temos mais chances de ser atingidos por um raio ou morrer após a picada de uma cobra. Em um tom mais leve, também temos mais chances de ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas ou ver um ovni.

Claro, é importante que os viajantes tomem precauções ao escolherem seus destinos e façam o que estiver ao seu alcance para se manterem seguros. Sempre consulte as informações de segurança mais recentes oferecidas pela embaixada de seu país. Verifique fóruns de viagem como os do Tripadvisor para descobrir o que especialistas locais estão dizendo sobre viajar para determinado local.

Ao seguir esse conselho, nós estamos vendo algumas pessoas alterarem seus itinerários de viagem, enquanto outros decidem postergar seus planos. Para milhões de viajantes esses fatos não estão alterando nem um pouco seu desejo de viajar. Apenas olhe para destinos como Paris, uma cidade que já recebeu milhões de visitantes internacionais somente neste ano, e é fácil perceber a resistência dos viajantes.

Para muitos de nós, viajar é uma parte essencial do que nos faz feliz. Isso enriquece nossas vidas e aprofunda nossas perspectivas. Eu escrevo isso prestes a embarcar nas minhas férias para a Ásia. Vamos nos juntar aos milhões de pessoas ao redor do mundo que continuam a viver suas vidas normalmente, governadas por seus próprios valores e crenças sobre a importância de viajar e experimentar um mundo novo fora do nosso."

Tópicos relacionados