Janize Colaço   |   15/08/2016 12:26

Veja livros de negócios sugeridos por líderes como Gates

Empreendedores como Bill Gates e Mark Zuckerberg têm uma receita de sucesso para se capacitarem: a leitura. Não é fácil duvidar, visto os negócios bem-sucedidos. Aprender pela teoria, todavia, não é tão simples.Uma vez diante de tantas op&a

Empreendedores como Bill Gates e Mark Zuckerberg têm uma receita de sucesso para se capacitarem: a leitura. Não é fácil duvidar, visto os negócios bem-sucedidos. Aprender pela teoria, todavia, não é tão simples.

Uma vez diante de tantas opções, fica difícil escolher qual livro escolher. A boa maneira de não errar é sempre buscar as obras recomendadas por grandes empreendedores e, também, observar se elas se adequam ao seu tipo de negócio.

Confira a seguir alguns livros que valem a pena o espaço na estante do empreendedor.

O SUCESSO NÃO OCORRE POR ACASO
Dividindo-se entre o comércio e a medicina, Alberto Saraiva optou pela primeira opção. Segundo ele, é preciso estar preparado para agarrar as oportunidades que surgem. O livro sobre o dono de uma das maiores redes de fast-food do País, o Habib’s, lança a ideia de que o sucesso não vem da sorte e nem por acaso, portanto, a capacidade de percebê-las é o maior diferencial a um bom empreendedor.
Reprodução
O sucesso não ocorre por acaso
Autor: Lair Ribeiro
Editora: Objetiva

QUAL É A TUA OBRA?
Mario Sergio Cortella, filósofo e palestrante, aborda em seu livro as inquietações do mundo corporativo e a maneira que um líder deve conviver com essa realidade. Usando como exemplo Alexandre Tadeu da Costa, que com apenas 17 anos ingressou no ramo dos chocolates e, atualmente, é dono da Cacau Show – maior franquia do País –, Cortella afirma que o bom empreendedor é aquele que reconhece a própria obra.
Reprodução
Qual é a tua obra?
Autor: Mario Sergio Cortella
Editora: Vozes

AVENTURAS EMPRESARIAIS
Com uma série de artigos, inicialmente publicados no jornal americano The New Yorker, o livro de John Brooks tem como tema o poder das decisões dentro de uma empresa – que podem levar a ascensão ou até a queda de um empreendimento. A obra foi recomendada a Bill Gates, da Microsoft, que não apenas apreciou o trabalho do jornalista como também adotou as ideias propostas.

“O trabalho de Brooks é um grande lembrete de que as regras para administrar um negócio forte e criar valor não mudaram. Não importa se você tem um produto perfeito, um plano de produção ou um pitch de marketing; você ainda precisará das pessoas certas para liderar e implementar esses planos”, afirmou o criador da Microsoft.
Reprodução
Aventuras Empresariais (“Business Adventures")
Autor: John Brooks
Editora: Best Business

POR QUE ALGUMAS PESSOAS FAZEM SUCESSO E OUTRAS NÃO
Mais um livro recomendado por Bill Gates, tem por objetivo demonstrar que tanto a inteligência mental quanto o talento são coisas que precisam ser constantemente trabalhadas. Fazendo uma analogia com os músculos do corpo, Carol Dweck, autora da obra, afirma que as habilidades devem ser desenvolvidas numa mentalidade de crescimento, e não como algo pré-determinado e fixo. Para ela, é impossível saber de antemão se o sucesso será alcançado.
Reprodução
Por que algumas pessoas fazem sucesso e outras não (“Mindset: The New Psychology of Success”)
Autor: Carol Dweck
Editora: Fontanar

A UNIVERSIDADE DO SUCESSO
Considerada uma referência para que busca se tornar um empreendedor bem-sucedido, a obra traz 50 lições para um empreendimento de sucesso. Carlos Wizard, que hoje gerencia a rede de produtos naturais, Mundo Verde, afirma que o livro é essencial para o dia a dia de um empreendedor.
Reprodução
A universidade do sucesso
Autor: Og Mandino
Editora: Record

LEE IACOCCA: UMA AUTOBIOGRAFIA
A autobiografia de Lee Iacocca, empresário que foi demitido da Ford após 32 anos de trabalho, e que ao assumir a presidência da Chrysler, fabricante americana de automóveis, precisou tirá-la da falência, é referência para muitos empreendedores, como Guilherme Paulus, fundador da CVC. De acordo com ele, o que torna a obra uma referência é o fato de demonstrar que empreendedores, apesar de alcançarem uma posição bastante elevada, ainda são pessoas que também passaram por dificuldades e cometeram erros.
Reprodução
Lee Iacocca: uma autobiografia
Autor: Lee Iacocca
Editora: Editora de Cultura

O MAIOR VENDEDOR DO MUNDO
Mais um livro recomendado por Paulus, da CVC, conta a história de Hafid, um pobre guardador de camelos que alcança a riqueza. Para ele, a maior lição que a obra transmite é a superação – em que a máxima ultrapassar os feitos dos concorrentes é bom, porém superar os próprios feitos é tudo. Alberto Saraiva, o criador da rede de alimentação Habib’s, também lista o livro como um dos melhores de empreendedorismo.
Reprodução
O maior vendedor do mundo
Autor: Og Mandino
Editora: Record

MEDITAÇÕES
O imperador romano, Marco Aurélio, escreve em seu livro que a única maneira de um homem ser atingido pelos outros é ao permitir que sua reação tome conta de si. Elizabeth Holmes, fundadora e CEO da empresa de tecnologia e saúde Theranos, afirma ter se inspirado na coleção de ensaios filosóficos do imperador que também trabalha na ideia de que a negação das grandes emoções libertaria o homem das dores e prazeres do mundo material.
Reprodução
Meditações (“Meditations”)
Autor: Marco Aurélio
Editora: Kiron

BENJAMIN FRANKLIN
Já Elon Musk, o CEO da Tesla e da SpaceX, inpira-se em uma personalidade do passado: Benjamin Franklin. Um de seus livros favoritos é biografia do inventor e cientista estadunidense, escrita por Walter Isaacson. Para Musk, considerado uma personalidade influente de seu tempo, Franklin ajudou a moldar os Estados Unidos e também o mundo, com suas descobertas científicas e ideias empresariais e filosóficas.
Reprodução
Benjamin Franklin
Autor: Walter Isaacson
Editora: Companhia das Letras

CHECKLIST: COMO FAZER AS COISAS BENFEITAS
O cirurgião e escritor, Atul Gawande, a partir de suas experiências nos centros-cirúrgicos, traz em sua obra a importância do “checklist” (lista de tarefas) na rotina complexa de profissionais. Segundo ele, o planejamento é essencial, uma vez que evita desperdícios, erros graves e até desastres. O empreendedor Jack Dorsey, co-fundador da rede social Twitter e do serviço de pagamentos Square, já distribuiu exemplares aos funcionários das duas empresas e também acredita que o planejamento pode fazer toda a diferença nos negócios.
Reprodução
Checklist: como fazer as coisas benfeitas (“The Checklist Manifesto”)
Autor: Atul Gawande
Editora: Sextante

TAO TE CHING
Jack Dorsey também recomenda outro livro: a obra Tao Te Ching. Composto por poemas que discutem o “Tao”: a força por trás de tudo, segundo o Taoísmo, o livro aborda questões como a humildade da condição humana e a impossibilidade de compreender os movimentos do universo.
Reprodução
Tao Te Ching
Autor:
Lao Tsé
Editora: Martin Claret

O DILEMA DA INOVAÇÃO: QUANDO AS NOVAS TECNOLOGIAS LEVAM EMPRESAS AO FRACASSO
A inovação disruptiva - produto ou serviço que cria um novo mercado e desestabiliza os concorrentes que antes o dominavam – é o principal tema do livro que Jeff Bezos, o líder da Amazon, não apenas tem em sua estante como também faz seus gerentes seniores lerem. A obra demonstra que empresas, apesar de consolidadas, podem perder a liderança ao se confrontar com mudanças tecnológicas.

Reprodução
O Dilema da Inovação - Quando As Novas Tecnologias Levam Empresas Ao Fracasso (“The Innovator’s Dillema: When New Technologies Cause Great Firms to Fail”)
Autor: Clayton Christensen
Editora: M. Books

O GESTOR EFICAZ
Outro livro que Bezos obriga seus gerentes seniores a lerem, bastante conhecido na área de administração, a obra mostra como a eficácia pode ser aprendida – sem ela, nenhum dono de empresa consegue comandar de forma adequada.
Reprodução
O Gestor Eficaz (“The Effective Executive”)
Autor: Peter Drucker
Editora: LTC

COISAS OCULTAS DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO
O bilionário Peter Thiel, co-fundador do PayPal e um dos primeiros investidores externos no Facebook, aponta a importância do livro do filósofo francês René Girard ao empreendedorismo. Segundo ele, a obra demonstra que competidores ficam tão obsessivos quanto aos seus rivais que se esquecem de seus objetivos – mesmo que seja preciso nadar contra a corrente e esquecer a direção que o mercado está tomando.
Reprodução
Coisas ocultas desde a fundação do mundo ("Things Hidden Since the Foundation of the World")
Autor: René Girard
Editora: Paz e Terra

O SENHOR ESTÁ BRINCANDO, SR. FENYMAN!
Sergey Brin, co-fundador e ex-presidente do Google, afirma que a obra de aventuras vividas pelo físico Richard Fenyman, que ganhou o Prêmio Nobel na área por seu trabalho em eletrodinâmica quântica, inspirou-o a unir tecnologia e criatividade. Para ele, uma das mais importantes lições do físico é a mente aberta para a experimentação de diferentes possibilidades dentro de um empreendimento.
Reprodução
O senhor está brincando, Sr. Fenyman! ("Surely You're Joking, Mr. Feynman!")
Autor: Richard Feynman
Editora: Campus


*Fonte: Exame

Tópicos relacionados