Beatrice Teizen   |   03/01/2018 09:00

Veja algumas previsões para o mercado de viagens corporativas em 2018

Foram levantadas possibilidades no setor de viagens aéreas, hospedagem, transporte terrestre e Mice.

Shutterstock
Previsões são sempre difíceis de se fazer. No entanto, elas podem ser um bom exercício para se preparar para acontecimentos e desenvolvimentos que podem moldar o futuro. Com tantas incertezas políticas e desastres naturais, é interessante ter algumas perspectivas no mercado de viagens corporativas, por exemplo.

Pensando em um cenário da indústria em 2018, o site Buying Business Travel levantou algumas possibilidades no setor de viagens aéreas, hospedagem, transporte terrestre, eventos e incentivos. Veja abaixo algumas delas.

VIAGENS AÉREAS
A intensa competição entre as companhias aéreas pelo mundo tem causado uma queda nos preços das passagens aéreas. E, com isso, a lista de serviços auxiliares, ao lado da tarifa básica, está cada vez maior.

A Advito, braço de consultoria da BCD Travel, espera que as tarifas das classes executivas aumentem 1% globalmente em 2018, assim como as econômicas de curta distância. Já as de longa distância devem permanecer estáveis em relação a 2017.

A CWT, em conjunto com a GBTA, está prevendo um aumento global das tarifas aéreas de 3,5%, com uma elevação maior, de 5,5%, na Europa ocidental e de 7,1% na oriental. Grande parte da razão disso é a realização da Copa do Mundo na Rússia.

É possível que haja também mudanças significativas em alguns dos principais mercados de aviação europeus, principalmente na Itália e Alemanha, por causa de incertezas no futuro de companhias aéreas, como Alitalia e Air Berlin.

Este ano pode ser também o começo do benefício para gestores de viagens e seus viajantes em relação aos projetos de NDC (New Distribution Capability) sendo realizados por aéreas e TMCs, facilitando a compra de auxiliares por meio de canais de terceiros.

HOSPEDAGEM
A grande pergunta da temporada de RFPs de 2018 foi qual será impacto da consolidação de hotéis nas ofertas corporativas negociadas. “Há um movimento progressivo dos fornecedores para tirar os travel managers de tarifas fixas e negociadas e aproximá-los dos preços dinâmicos”, diz a CWT.

Com isso, a TMC prevê um aumento de 3,7% nos preços globais dos hotéis, de 6,3% na Europa ocidental e 6,6% na oriental – de novo devido à Copa.

Para a Advito, a questão do Brexit terá um impacto mínimo no mercado hoteleiro do Reino Unido, embora espere um crescimento mais modesto nas taxas médias diárias, de 1 a 3%. Viajantes corporativos economizarão ao se hospedar em hotéis recém-inaugurados ou recentemente reformados.

TRANSPORTE TERRESTRE
GBTA e CWT acreditam que os custos dos transportes terrestres aumentarão 0,6% a nível mundial. Locação de veículos, inclusive, pode ser um dos serviços que também terá preços mais altos em 2018.

É previsto também pela Advito o crescimento de novos serviços ferroviários de alta velocidade na Europa, principalmente na França, como uma alternativa ao transporte aéreo.

MICE
As taxas dos participantes de eventos na Europa, Oriente Médio e África devem subir em 2018, com um aumento previsto de 4% no custo por atendente por dia nessas regiões, de acordo com a divisão da CWT de Meetings & Events. As três cidades previstas para receber mais eventos e reuniões, na Europa, serão Londres, Barcelona e Berlim.

Os hotéis também estão começando a descompactar seus preços de Mice, com mudanças em suas tarifas, passando de participante/dia para preços baseados em quartos, alimentos e bebidas e outros serviços.

De acordo com a Advito, os custos dos eventos europeus aumentarão em 2018, chegando a até 5%, similar ao crescimento visto em 2017, devido à maior demanda e à falta de novos hotéis com espaços para eventos.


*Fonte: Buying Business Travel

conteúdo original: http://bit.ly/2A8IUGm

Tópicos relacionados