Felippe Constancio   |   15/12/2016 18:58

Videoconferência devem impactar viagens em breve

Para ela, mudanças atingirão tanto empresas quanto empregados


theimagegroup/Flickr

Há certa polêmica entre o efeito da substituição de viagens por videoconferência no segmento corporativo. Para alguns especialistas, o impacto sobre os gastos com viagens a trabalho deve ser pequeno, já que as transmissões são mais favoráveis no caso de encontros mais rápidos e de deslocamento menor, não substituindo as viagens em trajetos mais longos.

Mas para a diretora da consultoria de viagens a negócios Advito, April Bridgeman, as videoconferências serão levadas em conta cada vez mais no futuro próximo - ainda mais se tal futuro tiver expectativa de aumento de preços, como é o caso do segmento hoteleiro e de aviação no mercado norte-americano nos próximos, por exemplo.

"Na perspectiva da viagem, agora de fato há a promessa de uso da tecnologia colaborativa virtual como alternativa", observa a especialista lembrando que as tecnologias de até poucos anos atrás deixavam a desejar em termos de qualidade e colaboratividade.

Linkedin
April Bridgeman, Advito
April Bridgeman, Advito
Para ela, uma vez que a realidade virtual e realidade aumentada chegam à indústria com preço mais acessível em relação a anos anteriores, a mudança atingirá tanto empresas quanto empregados quanto à frequência e forma de uso.

"Historicamente, as conferências nunca cumpriram suas promessas integralmente. Talvez pela qualidade das transmissões e dificuldades de ajustes. Mas agora todos esses sistemas que oferecem vídeo, como o Webex, por exemplo, as salas de videoconferências com tecnologia de imersão, como telepresença, estão se tornando operáveis entre si. Então, eu posso conectar a reunião vista no meu celular a um desktop ou acompanhar uma conferência usando uma tecnologia de alta qualidade que fica cada vez mais barata em relação a outros anos. Eu tenho uma experiência colaborativa."

Segundo um recente estudo da empresa global de pesquisas Transparency Market Research, "os fatores que levam ao crescimento das conferências digitais são a globalização dos negócios e o aumento dos custos das operações internacionais". Para se ter uma ideia, as empresas do mercado de conferências via internet devem atingir uma receita total de US$ 6,4 bilhões em 2020.

Tópicos relacionados