Movida

Karina Cedeño   |   15/05/2017 09:08

Quer viagens corporativas mais eficientes? Confira estas 11 dicas

Tornar uma viagem corporativa mais eficiente não é responsabilidade apenas do gestor de viagens, mas também do viajante


Dreamstime
Tornar uma viagem corporativa mais eficiente não é responsabilidade apenas do gestor de viagens, mas também do viajante. E é bom que ambos levem em consideração o fato de que esse processo envolve não somente a redução de custos, como também meios que facilitem o deslocamento e a experiência do viajante. Há estratégias bastante simples que podem ser adotadas para tornar as viagens a negócios mais eficientes, e algumas delas, listadas pelo site Entrepreneur, você confere a seguir:

Dicas para os gestores de viagens

1- Escolha modelos de viagens mais eficientes
Dreamstime
Há diversas de maneiras de viajar, seja por terra, mar ou ar. Sendo assim, antes de optar por uma delas, analise cuidadosamente as vantagens de cada uma e também as desvantagens e riscos que oferecem, os quais podem estar sendo negligenciados na hora do planejamento.

2- Selecione melhor as rotas e conexões
Dreamstime
É possível planejar rotas com conexões mais eficientes, baseando nesse fator a ordem de visitação nas cidades (quando forem muitas). No caso de layover, considere o tempo entre um voo e outro, lembrando que este não pode ser muito curto, já que isso aumentará as chances de perder o próximo voo. Se a imigração for necessária no destino, o layover ideal é de três horas. Planejar as paradas da viagem pode não parecer tão relevante, mas é um dos fatores fundamentais para a economia de dinheiro e ganho adicional de tempo e produtividade para o viajante.

3- Seja bastante exigente com a hospedagem
Dreamstime
Diante de tantas possibilidades oferecidas por hotéis e serviços de economias compartilhadas, como o Airbnb, verifique se a hospedagem escolhida (e o entorno dela) está de acordo com as necessidades do viajante. Caso ele precise comprar algum item na farmácia, por exemplo, e a mais próxima for a uma hora de distância, reconsidere suas opções.

4. Saiba onde cortar gastos
Dreamstime
Enquanto há algumas áreas em que é preciso cortar gastos, em outras eles precisam ser aumentados. Por exemplo, se o wi-fi exige um custo adicional, mas é uma necessidade, quase sempre vale a pena pagar para ter mais produtividade. Alugar um carro bom também pode ajudar a fazer uma boa primeira impressão em novos clientes, se esse é o objetivo principal.

Dicas para os viajantes

5- Tenha sempre um dispositivo móvel com você
Dreamstime
É muito importante permanecer conectado em todos os momentos, pois um novo contato ou oportunidade de negócio pode surgir a qualquer instante durante a viagem. Além de permitir a conexão à internet, um aparelho móvel pode servir de bloco de anotações sempre que o viajante precisar.

6. Anote suas metas
Dreamstime
Anotar as tarefas não só ajuda a organizar os pensamentos e priorizar os objetivos, como também é uma boa forma de motivar-se para fazer mais. Verifique se você sabe o que precisa fazer e de que forma será melhor, assim como se o ambiente da viagem favorecerá a realização de tais objetivos.

7. Reserve um tempo para se comunicar com a equipe
Dreamstime
Muitas vezes a comunicação com a equipe ou o chefe é dificultada durante a viagem, então reserve algum tempo para colocar em dia os seus contatos. Faça uma pausa para ler e-mails, ouvir mensagens de voz e fazer todas as chamadas de telefone, se necessário.

8. Extraia o máximo da viagem
Dreamstime
Se você estiver viajando para uma cidade, aproveite-a o máximo possível durante a estadia. Se tem vários clientes na área, aproveite para ver todos. Se tem um dia extra, vá a locais de interesse e compartilhe a experiência nas mídias sociais de sua marca. É preciso definir uma longa lista de metas a cumprir para obter o valor máximo de cada viagem.

9. Seja minimalista
Dreamstime
A forma como você viaja pode ter um grande impacto sobre sua saúde mental e física. Viajar de forma mais leve significa não apenas andar com menos bagagem (o que pode contribuir para reduzir custos), mas também ser mais flexível com as situações e não querer ter o controle de todas o tempo todo. Procure levar um estilo de vida mais minimalista, ao menos quando estiver em outra cidade.

10. Dê a si mesmo um tempo para relaxar
Dreamstime
Viagens a trabalho podem ser bastante estressantes, por isso garanta um tempo para relaxar quando possível. Procure descansar antes e depois de grandes reuniões e evite preencher todos os momentos de sua programação com atividades, pois dessa forma não será possível dar conta de nenhuma delas de forma eficiente.

11. Absorva o ambiente

Dreamstime
Mesmo que você esteja viajando profissionalmente, ficará menos estressado se aproveitar o tempo para absorver o novo ambiente. Conheça a cidade. Visite alguns bons restaurantes e pontos turísticos. Você não vai se arrepender.


*Fonte: Entrepreneur

conteúdo original: http://bit.ly/2ii659X

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias