Victor Fernandes   |   02/06/2023 11:05
Atualizada em 02/06/2023 11:14

Expectativas do gestor de viagens corporativas mudaram, diz estudo

Novo relatório da Cvent e da GBTA lança luz sobre o papel transformador deste profissional

Reprodução / Pixabay
Responsabilidades, remuneração e satisfação dos gestores no trabalho refletem uma indústria em mudanças
Responsabilidades, remuneração e satisfação dos gestores no trabalho refletem uma indústria em mudanças
A pesquisa mais recente da GBTA e da Cvent explora o papel crítico e em evolução dos gestores de viagens corporativas, incluindo responsabilidades reformuladas, percepções de remuneração, avanços de DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão) e satisfação profissional.

De acordo com o relatório “The Life and Times of a Corporate Travel Manager: Travel Manager Reflections on Their Career and the Evolving Role”, os gerentes de viagens corporativas podem dividir suas carreiras em duas eras distintas: antes e depois da pandemia. E, como a maioria das profissões, os ajustes contínuos para os gestores em suas responsabilidades, remuneração e satisfação no trabalho refletem uma indústria que está pronta para mudanças, embora ainda aderindo a algumas verdades do passado.

“Os travel managers desempenham um papel vital no sucesso de suas organizações e na satisfação dos viajantes dos funcionários”, disse o vice-presidente sênior de vendas da Cvent, Anil Punyapu. “Mas a profissão experimentou uma interrupção significativa durante a pandemia, com restrições de viagens, preocupações com a segurança e grandes oscilações na oferta e nos preços. Com a recuperação das viagens a negócios e muitos novos gestores na força de trabalho, fizemos uma parceria com a GBTA para aproveitar esta oportunidade única de entender a evolução destes profissionais e como eles se encaixam na dinâmica estrutura de viagens corporativas hoje e nos próximos anos.”

“Os últimos anos exigiram navegar por mudanças sem precedentes e um novo cenário para viagens a negócios, e isso inclui a força de trabalho de nosso setor. Portanto, é essencial examinarmos como os gestores se encaixam neste mundo em constante mudança. Com este relatório, indo direto à fonte, exploramos como eles se veem como parte da era atual e futura das viagens corporativas globais”, comentou a CEO da GBTA, Suzanne Neufang.

Aqui estão os principais destaques do relatório:

  • AUMENTO DE PAGAMENTO: Os gestores de viagens dos EUA disseram que esperam ganhar um salário médio de US$ 117.500 este ano, o que representa um aumento de 3,5% em relação a 2022. Seus colegas da União Europeia esperam ganhar em média 70 mil euros em 2023, o que representa um aumento de 1,9% em relação ao último ano. No entanto, vale ressaltar que os aumentos salariais esperados em ambas as regiões não devem acompanhar as taxas de inflação;
  • MÚLTIPLOS PONTOS DE ENTRADA: Os gestores de viagens têm várias formações profissionais e entraram no campo de maneiras diferentes. Por exemplo, quase metade dos atuais profissionais (49%) tem experiência anterior trabalhando para um fornecedor de viagens, como uma companhia aérea ou hotel. No entanto, mais de um quarto dos gestores (28%) ocupou cargos anteriores em compras que não envolviam viagens, e 17% dos entrevistados tinham experiência em finanças/contabilidade;
  • OPORTUNIDADES DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO: Há oportunidade de aumentar a representação de minorias raciais e étnicas no campo da gestão de viagens. Dos entrevistados, um em cada dez (11%) identificou-se como uma minoria racial ou étnica sub-representada, incluindo 14% na América do Norte e 3% na Europa. Quase três quartos (74%) dos gestores de viagens participantes se identificaram como mulheres. Isso incluiu 75% na América do Norte e 71% na Europa;
  • SATISFAÇÃO NO TRABALHO: Quase todos os entrevistados (90%) disseram “gostar” (58%) ou “amar” (31%) trabalhar na área. Eles estão satisfeitos com o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e o envolvimento com as responsabilidades do dia a dia.

A coleta de dados para a pesquisa on-line dos travel managers dos EUA, Canadá e Europa/Reino Unido ocorreu em fevereiro de 2023, com 186 respostas qualificadas.

Tópicos relacionados