Beatrice Teizen   |   09/03/2017 14:12

Diretora geral da Concur Brasil fala sobre a operação no País

Valéria Soska assume a direção geral da operação brasileira e foca na busca de parceiros locais. Ainda sem expectativa de alcance, a executiva espera um rápido crescimento.

Há dez anos na SAP Brasil, a antes vice-presidente de Vendas para Clientes Estratégicos, Valéria Soska, agora enfrenta um novo desafio e fica à frente da direção geral da Concur Brasil, que acaba de ser lançada oficialmente no País. Durante esse período, atendeu grandes clientes, como Petrobras, Vale, Gerdau e Embraer.

Jhonatan Soares
Valéria Soska, diretora geral da Concur Brasil
Valéria Soska, diretora geral da Concur Brasil

Como diretora geral, seu principal trabalho será buscar novas parcerias locais, com a operação funcionando em território nacional. Os parceiros, além de contratos e atendimento em português, serão as grandes vantagens da chegada da Concur ao País.

“Terei o suporte e orientação de uma pessoa da Concur global que já fez esse trabalho de busca por parcerias em outros países. Ela estará comigo durante esse primeiro ano. O objetivo é fechar o máximo de parceiros para atender 80% dos casos dos nossos clientes. Os outros 20% trabalharemos depois”, afirma Valéria.

E por que demorou para a operação brasileira acontecer? De acordo com a diretora, a fornecedora de sistemas para gestão de viagens fez investimentos e priorizou mercados. “Ano passado, foi Japão e China. Já tivemos México também e, dentro do plano de crescimento global, agora foi a hora certa de investir no Brasil”. Atualmente, o País é um dos dez maiores mercados da Concur.

Alguns clientes brasileiros, como Sanofi e BRF, já utilizavam as soluções da ferramenta antes da abertura. Agora, o processo será facilitado com atendimento e contrato em português e moeda local. Por enquanto, três serviços serão oferecidos: Travel, Expense e Request (módulo de aprovação). “A Concur tem mais soluções do que isso, mas elas ainda não estarão disponíveis neste primeiro ano”, explica.

O aplicativo da companhia já está em português e, a partir de hoje, todo o material de marketing também será traduzido. As adequações e configurações personalizadas serão trabalhadas com cada cliente, e não se restringem ao modelo de negócio que será praticado no Brasil, informou a executiva.

Para ter um serviço cada vez mais transparente e funcional, é essencial ter um número grande de parceiros locais. Por isso, a Concur Brasil sabe que os hotéis independentes têm grande importância neste momento de captação. “Vamos endereçar estes estabelecimentos. Estamos participando de eventos, como o Lacte, para divulgar a nossa ferramenta e fechar negócio com eles."

Ainda não há uma expectativa de alcance ou números esperados. A empresa quer priorizar a formação de uma fundação sólida. “Quanto aos desafios, apesar de eu ser uma pessoa local e estarmos contratando funcionários brasileiros, descobrimos muitas coisas no momento que estamos, de fato, começando a operação”, considera.

Mesmo antes da presença local, a Concur se intitulava líder de mercado para as soluções que oferece e declara não ter concorrentes no momento. “No País, não temos nenhuma solução que ofereça o end to end, que começa em Travel e termina em Expense. Com a mesma gama de funcionalidades, não há ninguém”, conta Valéria.

Como todo lançamento de um novo negócio, a Concur Brasil sabe que contará com algumas dificuldades no meio do caminho. No entanto, Valéria tem como uma das ambições da operação local o rápido crescimento. "Estamos confiantes", finalizou.

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