Rio e Portugal lideram busca para Carnaval nas agências Abav
Dados são da amostragem do Desempenho do Agenciamento das agências de viagens do sistema Abav do 4T22

Para o Carnaval 2023 os destinos nacionais mais procurados pelos brasileiros no sistema Abav Nacional foram:
- Rio de Janeiro
- Salvador
- Bahia
- Recife
- São Paulo
Passageiros também procuraram destinos internacionais para o período de Carnaval, a maior demanda foi por:
- Portugal
- Estados Unidos
- Argentina
- Caribe
- França e México
Já para os feriados de 07 e 21 de abril, os destinos nacionais mais procurados foram:
- Gramado
- Rio de Janeiro
- São Paulo
- Bahia
- Fortaleza
Os internacionais procurados para os feriados de abril são:
- Portugal
- Argentina
- Estados Unidos
- Itália
- França
Entre os respondentes do levantamento, agências de viagens lideram com 77% dos respondentes, e nas especializações se vê a mesma diversidade, já que:
- 43,5% atuam com cruzeiros,
- 39,8% atuam no corporativo,
- 33,3% são receptivas,
- 33,3% estão no segmento luxo,
- 28,7% congressos e eventos,
- 26,9% atuam no segmento religioso,
- 25,9% atuam no segmento melhor idade,
- 22,2% são de turismo rodoviário,
- 18,5% tem especialização em neve, enquanto 19,4% vendem viagens de inverno e 6,5% vendem ski,
- 14,8% são operadoras e agências,
- 7,4% tem especialização LGBTQA+,
- 8,3% são agências de intercâmbio,
- 4,6% são OTAs.
"O sistema Abav é em sua essência diverso, como o mundo do Turismo é, e traz respostas imediatas sobre a saúde do setor e sua recuperação em diversos níveis, não só através do agenciamento. Nossos associados ultimamente refletem o mercado consumidor de viagens em muitos meios, considerando, por exemplo, o Turismo receptivo, o rodoviário e o internacional", explica a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar.
Sobre o faturamento dos respondentes relativo a todo o ano de 2022:
- 35,2% dos respondentes faturaram entre 81 e 360 mil reais.
- 34% dos respondentes faturaram entre 360 mil e 4,8 milhões de reais
- 20,4% faturaram até 81 mil reais
- 11,1% faturaram entre 4,8 milhões e 300 milhões de reais
- Demonstrando um importante mix de tamanhos de empresas e faturamentos, que em grande número foram expostos aos mesmos desafios, conforme vemos abaixo.
No último trimestre de 2022, 31,5% dos respondentes indicaram que venderam 60% de nacional e 40% de internacional, enquanto 28,7% dos respondentes venderam 40% de nacional e 60% de internacional.
62,9% alegaram crescimento de 50% a 25% do faturamento em relação a 2021, conforme esperado no primeiro ano de redução dos casos de Covid e amenização das medidas protetivas.
"Já esperávamos uma recuperação imediata, pois a demanda nos abraçou antes de vermos o tamanho que ela tinha. O passageiro quis e quer viajar e nós tivemos que atender, mesmo sem ainda ter recursos humanos suficientes para a procura. O conceito de viagem de vingança, em que o consumidor aceita mudar seus planos mas quer viajar de qualquer jeito chegou para ficar", diz Magda.
77,8% dos respondentes indicaram a alta de preço do aéreo como um dos principais desafios de vendas do período (out, nov, dez de 2022) e a solução encontrada por 39,8% dos respondentes foi a troca de destinos.
"2023 promete ultrapassar os índices de 2019. Nos resta saber quais destinos vão receber o passageiro e ofertar os serviços que ele procura, porque que ele vai viajar é certo e nós, agências de viagens, vamos ajudá-lo", conclui Magda.