Marcel Buono   |   02/10/2018 18:03

Chinesa Alibaba quer Viracopos como seu hub de cargas

Mercado brasileiro é o quarto maior da gigante internacional de e-commerce

Dono do bem conhecido Aliexpress, popular e-commerce, o Grupo Alibaba quer mudar seu patamar de investimento no Brasil, seu quarto maior mercado no mundo. Segundo informações do Centre for Aviation (Capa), a empresa chinesa está na briga pela concessão do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), para transformá-lo em um hub estratégico de distribuição de cargas na América do Sul.

Divulgação/ Ricardo Lima
Aeroporto de Viracopos é o segundo maior do Brasil em transporte de cargas
Aeroporto de Viracopos é o segundo maior do Brasil em transporte de cargas
De acordo com a publicação especializada em aviação internacional, o conglomerado chinês deverá se aliar com a Global Logistics Properties (GLP), empresa de Singapura que já atua em território brasileiro, para vencer a concorrência aeroportuária. A suíça Flughafen Zurich e as brasileiras IG4 e Camargo Correa também já demonstraram interesse na concessão.

Atualmente administrado pela ABV, o aeroporto de Viracopos é o segundo maior terminal de carga aérea do Brasil, ficando atrás apenas de Guarulhos, em São Paulo. E é justamente sua proximidade com a capital paulista que atrai a intenção de investidores. No momento, Azul, Lufthansa, Atlas Air e ABSA são as maiores transportadoras em operação em Campinas.

Maiores aéreas de cargas em Viracopos
EmpresaParticipação
Azul29,7%
Outras18,2%
Lufthansa15,7%
Atlas Air12,2%
ABSA Cargo Airline10,2%
Cargolux Airlines International7,2%
Martinair6,9%


*Fonte: Capa

conteúdo original: https://bit.ly/2Ngv8rD

Tópicos relacionados