Leonardo Ramos   |   20/09/2018 14:12

Após Jetblue, Airbus quer crescer em biocombustível nos EUA

Jetblue estreia voos com combustível renovável, fornecido pela Airbus, em A321; fabricante quer oferecer opção para mais aéreas norte-americanas

Divulgação Airbus

A companhia aérea estadunidense Jetblue realizou hoje seu primeiro voo alimentado por combustível renovável, os biocombustíveis. A estreia aconteceu no voo teste do mais recente A321 entregue pela Airbus em Mobile, Alabama, onde foi produzido.

Segundo a Airbus, suas recentes aeronaves A321 podem ser alimentadas por uma mistura que consiste em 15,5% de biocombustível, e o restante de combustível tradicional da aviação - cinco unidades do modelo devem ser entregues à Jetblue até o final de 2018.

"Este é outro exemplo da Jetblue reconhecendo que um futuro sustentável para a aviação exigirá cooperação entre todas as partes da indústria", comentou o diretor executivo da aérea, Robin Hayes. “Nosso objetivo é servir como um incentivador de mercado para combustível renovável, criando demanda e, portanto, apoiando o suprimento. Estamos trabalhando em conjunto com a Airbus para criar infraestrutura para mais opções na região sudeste.”

AIRBUS E O BIOCOMBUSTÍVEL NOS EUA
A própria Airbus é responsável por fornecer o combustível renovável da Jetblue, que é certificado pela Air BP. Após encerrar as entregas para a aérea, a fabricante determinará os próximos passos para oferecer essa opção para mais clientes norte-americanos que adquirirem aeronaves feitas nas instalações de Mobile.

Com isso a Airbus espera, a longo prazo, ser uma das principais apoiadoras e fornecedoras também de combustíveis sustentáveis para a aviação dos Estados Unidos.

Tópicos relacionados