Movida

Danilo Teixeira Alves   |   11/02/2019 13:55

Avianca Brasil troca presidente e avança negociações

CEO desde 2016 deverá a deixar o cargo na aérea, que está em recuperação judicial, nos próximos dias.


Emerson Souza
Na presidência da Avianca Brasil desde abril de 2016, Frederico Pedreira deixará o comando da aérea. Ele continua na empresa por alguns meses fazendo a transição com Jorge Vianna, que já trabalhou na companhia e que está de volta após um tempo fora (ele já havia regressado ao Grupo Sinergy). Pedreira assumiu o cargo deixado por José Efromovich, sócio co-fundador da empresa e que vinha liderando a companhia desde 2008 (o engenheiro José agora está à frente do processo de recuperação judicial). Vianna chegou a ser vice-presidente da Ocean Air (hoje Avianca Brasil) em 2007.

"As negociações estão andando com os lessores e já temos um plano sendo analisado pelo juiz. O importante é que as operações não foram afetadas, os passageiros estão sendo bem tratados, no internacional estão sendo realocados ou recebendo reembolso", disse Efromovich, que está em viagem ao Exterior. A boa imagem e o carinho dos passageiros com o produto da Avianca são trunfos nesse momento, de acordo com José Efromovich. "O Vianna agora pega esse bastão do Frederico como diretor geral da companhia".

LEIA TAMBÉM:
Juiz dá à Avianca Brasil posse de aviões até abril

OITO ANOS

Pedreira trabalha na Avianca Brasil há mais de oito anos. Antes de chegar à presidência, o executivo atuou como diretor de Finanças e Administrativo, CFO e vice-presidente executivo. Foi sob o seu comando que a aérea iniciou voos em Foz do Iguaçu (PR), Navegantes (SC) e Belo Horizonte e estreou operação internacional para Miami e Nova York, nos Estados Unidos, e Santiago, no Chile. Internamente, Pedreira sempre foi considerado o braço direito dos irmãos Efromovich.

Formado em Engenharia Aeroespacial pela Universidade de Lisboa (Portugal) e pela Supaero (França), possui mestrado em Administração pela INSEAD (França e Cingapura). O executivo acumula mais de dez anos de experiência em aviação comercial, tendo atuado nas empresas aéreas Avianca (Colômbia) e TACA (El Salvador), que fazem parte da Avianca Holding.

A Avianca Brasil não confirmou quanto tempo irá durar a transição, mas divulgou a nota oficial abaixo. O certo é que neste momento é Jorge Vianna quem tocará a companhia, segundo as diretrizes de José Efromovich.

Leia abaixo o comunicado da Avianca Brasil na íntegra:

"A Avianca Brasil informa que Frederico Pedreira passa nesta segunda-feira, 11 de fevereiro, a Diretoria Geral da empresa para o executivo Jorge Vianna. Durante o processo de transição, Frederico Pedreira dará suporte à operação.

Jorge Vianna tem mais de 35 anos de carreira em posições de alta liderança - doze deles, como executivo no setor de aviação. O engenheiro, que é um dos fundadores da Ocean Air Linhas Aéreas, foi vice-presidente da empresa de 2001 a 2009. Também passou pela Vice-Presidência da Passaredo, onde ficou até 2014.

A Avianca Brasil reforça que continua operando normalmente, com seus pousos e decolagens mantidos dentro do cronograma previsto. Sob o comando de Jorge Vianna, a empresa segue focada em seu plano de recuperação judicial para garantir a continuidade de suas operações e a sustentabilidade do seu negócio."

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias