Movida

Leonardo Ramos   |   12/04/2018 11:29

IAG adquire parte da Norwegian; compra total está nos planos

IAG compra pequena parte da Norwegian, mas revela intenção de negociar compra de 100% da low cost norueguesa

Divulgação/Norwegian

A International Airlines Group (IAG), holding que integra Iberia, Vueling, Aer Lingus, British Airways e Level, pode estar de olho na aquisição de sua sexta companhia aérea, após perder a disputa pela compra da Niki, parte da falida Air Berlin, no início deste ano. O grupo confirmou, nesta semana, que adquiriu uma pequena parcela (4,61%) do grupo norueguês Norwegian Air Shuttle ASA, proprietário da aérea low cost Norwegian Air.

O CFO da IAG, Enrique Dupuy de Lôme, emitiu um comunicado nesta quinta (12) respondendo às especulações acerca do negócio, e revelou que embora a compra seja de apenas uma pequena parte, existe o interesse do grupo na aquisição de 100% da companhia norueguesa. "O investimento minoritário destina-se a estabelecer uma posição a partir da qual iniciaremos discussões com a Norwegian, incluindo a possibilidade de uma oferta total pela Norwegian", explicou o executivo.

Nenhuma decisão, no entanto, foi confirmada, e a IAG afirma que tais negociações de compra ainda não aconteceram, e que tampouco há a certeza de que uma oferta do tipo será feita.

A Norwegian também respondeu as especulações, e afirmou que não tinha conhecimento prévio dessa aquisição antes dela ser divulgada por alguns meios de comunicação na manhã desta quinta.

"A Norwegian acaba de ser informada de que o International Airline Group (IAG) adquiriu 4,6% das ações da Norwegian Air Shuttle ASA. A Norwegian não esteve em nenhuma discussão ou diálogo com o IAG sobre o assunto [...] e acredita que o interesse de um dos maiores grupos internacionais de aviação demonstra a sustentabilidade e o potencial do nosso modelo de negócios e crescimento global", se limitou a dizer a low cost norueguesa.

Vale lembrar que a IAG lançou no último ano a também low cost Level, que concorre diretamente com a Norwegian.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias