Leonardo Ramos   |   09/03/2018 20:03

Iata: ocupação dos voos domésticos no Brasil sobe em janeiro

Mercado doméstico basileiro representou 1,2% da aviação global

A Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata) revelou, nesta semana, os resultados globais do tráfego de passageiros para janeiro de 2018. Um aumento de 4,6% na quantidade de passageiros-quilômetros transportados (RPK) foi identificado em relação ao mesmo mês de 2017, ficando ligeiramente abaixo do aumento da capacidade (ASK), que foi de 5,3%; ou seja, globalmente falando, os voos ficaram um pouco mais vazios do que em janeiro do ano passado.

"Apesar do início mais lento, o impulso econômico está apoiando a crescente demanda de passageiros em 2018. Dito isto, as preocupações com uma possível guerra comercial envolvendo os EUA poderiam ter um efeito de amortecimento sério sobre a confiança do mercado global, espalhando-se na demanda por viagens aéreas", explicou o CEO da Iata, Alexandre de Juniac.

Falando especificamente do mercado doméstico brasileiro, foi observado um aumento de demanda (RPK) de 2,9%, acima da capacidade (ASK), que foi de 2,4%, o que resumidamente significa que os voos no País tiveram uma ocupação maior do que a vista em janeiro do ano passado.

O mercado doméstico geral representou 36,2% do total da aviação global, sendo dois terços dominados por EUA (14,5%) e China (9%). Os voos domésticos no Brasil representaram 1,2% do total de voos no mundo em janeiro.

No quesito viagens internacionais vale um destaque para a América Latina, onde foi registrado um aumento de tráfego aéreo de 7,3% em janeiro, contra o mesmo mês do ano passado, o maior aumento entre as regiões, seguido pela Europa (+6%).

Tópicos relacionados