Rodrigo Vieira   |   07/03/2019 11:44

Tráfego cresce 6,5% na aviação global; veja todos os dados

Dados da Iata de janeiro de 2019 mostram otimismo, mas cautela com o enfraquecimento de mercados desenvolvidos


Pixabay
A movimentação de passageiros cresceu 6,5% na aviação comercial global em janeiro deste ano na comparação com o primeiro mês de 2018, o crescimento mais acentuado em seis meses. O dado é medido pela Iata em receita de passageiro por quilômetro transportado, RPKs. A capacidade de assentos por quilômetro (ASKs) cresceu 6,5%, enquanto o fator ocupacional subiu 0,1 ponto percentual, para 79,6%.

"O ano começou com índices otimistas, com saúde na demanda de passageiro em linha com o que vem sendo apresentado nos últimos dez anos. Porém, há alguns sinais no mercado que indicam enfraquecimento dos negócios em economias desenvolvidas e uma cenário heterogêneo no mundo desenvolvido", alerta o CEO e diretor geral da Iata, Alexandre de Juniac.

Divulgação Iata

AMÉRICA LATINA

Na região, o tráfego aéreo cresceu 5,8% na comparação de janeiro 2019 com janeiro 2018. Embora seja um pouco menor do que os 6,1% apresentados em dezembro de 2018, esse crescimento mostra que o volume de passageiro acelerou um pouco nos últimos meses por conta de sazonalidade. Entretanto, a capacidade aumentou 6,7% na região em janeiro e o fator ocupacional caiu 0,7 ponto percentual para 82,8%, índice que continua o maior entre as regiões.



Tópicos relacionados