Raphael Silva   |   11/06/2018 17:05

KLM investe em robô que tomará decisões operacionais pela aérea

Junto ao Boston Consulting Group, a companhia holandesa desenvolverá uma inteligência artificial responsável pelo gerenciamento de operações

Divulgação/ KLM
Do gerenciamento de frota e tripulação a serviços terrestres, robô da KLM poderá decidir pelas alternativas mais eficientes
Do gerenciamento de frota e tripulação a serviços terrestres, robô da KLM poderá decidir pelas alternativas mais eficientes
Decisões complexas relacionadas à frota, tripulação e serviços terrestres da KLM, em breve, poderão ser tomadas por um robô.

Isso porque a aérea holandesa confirmou uma parceria com o Boston Consulting Group (BCG) uma série de projetos que prometem otimizar a operação da companhia em todo o mundo. Entre eles, se destaca o desenvolvimento de uma inteligência artificial (IA) operacional.

Seja em estratégias de longo prazo ou no gerenciamento de otimizações no dia a dia das operações, essa IA será capaz de computar diversas variáveis para decidir pelos caminhos mais eficientes.

O objetivo será otimizar a atuação da companhia holandesa em todo o mundo, impulsionando o crescimento, acelerando a inovação e simplificando os sistemas para voltar as atenções às demandas dos clientes.

Essa cooperação marca, pela primeira vez, uma parceria entre uma grande aérea e uma empresa líder no serviço de consultoria. As equipes de KLM e BCG trabalharão em conjunto por uma integração completa na busca por uma tecnologia eficiente. Com esse projeto, a aérea afirma ser capaz de lidar com quase todo o tipo de tomada de decisão.

"Para a KLM, essa parceria também fortalece a estratégia focada no digital, que desenvolvemos ao longo dos últimos anos e que representa uma importante mudança para se tornar uma companhia mais focada no cliente, inovadora e eficiente", destacou o COO da KLM, René de Groot.

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