Movida

Felipe Lima   |   05/11/2018 15:40

Qatar Airways testa sistema de segurança da Flight Aware

O sistema é o primeira a ser compatíveis com os padrões de rastreamento de voos e fornecerá relatórios permanentes a cada minuto

Divulgação
A empresa é a primeira a testar o sistema
A empresa é a primeira a testar o sistema
A Qatar Airways introduziu hoje o Global Beacon, sistema de segurança criado pela Flight Aware e Aireon que fornece a companhia aérea com rastreamento de voo global em tempo real.

Dois anos depois, a Qatar anunciou que a Global Beacon está agora pronta para fornecer à companhia aérea um rastreamento global de voos, à frente do Sistema Global de Segurança de Socorro Aeronáutico (GADSS) da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO).

“Estamos entusiasmados em ser a primeira companhia aérea do mundo com uma ampla rede a usar a tecnologia ADS-B baseada no espaço e estamos honrados em colaborar com ambos Flight Aware e Aireon no desenvolvimento desta solução para alcançar o mais alto nível de padrões de rastreamento de voo”, afirma o diretor executivo da Qatar Airways, Akbar Al Baker.

A Global Beacon permitirá que a Qatar Airways responda proativamente no caso de uma emergência, facilitando a comunicação entre a operadora da aeronave e o controlador com monitoramento constante da frota, alertas automáticos de socorro e ferramentas que facilitam o compartilhamento de informações.

“Com o envolvimento da Qatar Airways desde o início, pudemos testar e validar a Global Beacon para garantir que ela incorpore as melhores práticas para rastreamento global de voos e monitoramento de frotas”, declarou o CEO da Flight Aware, Daniel Baker.

Os principais componentes do GADSS recomendam que a aeronave informe sua posição ao centro de operações da companhia aérea no mínimo uma vez a cada 15 minutos em circunstâncias normais de voo.

No entanto, se uma aeronave ficar em perigo, os relatórios de posição devem ser fornecidos a cada minuto. O Global Beacon é o primeiro deste tipo a ser totalmente compatível com os padrões para rastreamento de voos e agora fornecerá uma capacidade de geração de relatórios permanentes minuto a minuto.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias