Movida

Brunna Castro   |   17/02/2017 12:24

12 cidades para conhecer o passado da humanidade

Destinos ainda preservados que carregam muita história

Com a destruição de alguns sítios antigos ao longo do século 21 – como Palmira, na Síria, e as ruínas de Nimrud, devastados em ações do Estado Islâmico –, muito se questiona sobre como se dará a preservação de locais que datam de séculos e até milênios e carregam muito da história da humanidade.

Para quem busca reencontrar as origens da civilização em uma próxima viagem, a CNN elaborou uma lista com uma série de cidades antigas ainda preservadas que proporcionam uma volta ao passado. Confira a seguir 12 delas.

ANGKOR WAT, CAMBOJA
Pixabay
No século 12, o grupo étnico Khmer tomou compreensão a respeito do vasto universo e procurou recriá-lo em miniatura. O resultado foi Angkor Wat, uma cidade alastranda que foi projetada para impressionar, com fossos e torres meticulosamente organizados e paredes cobertas em relevos detalhados. Angkor Wat se estende por mais de 500 hectares no Parque Arqueológico de Angkor, uma grande área que cobre mais de 150 quilômetros quadrados.

ROMA, ITÁLIA
Pixabay
Mesmo sendo um destino ocupado por multidões e souvenires clichês, elementos como o Coliseu – um estádio de quase dois mil anos de idade, localizado no meio de uma cidade moderna, onde 50 mil espectadores reuniam para assistir a batalhas sangrentas – e outros monumentos conservados fazem de Roma um local único.

ISTAMBUL, TURQUIA
Pixabay
A construção feita por sucessivos impérios, de Bizâncio a Constantinopla até a Turquia moderna, deixou como legado para Istambul um horizonte instantaneamente reconhecível, que reúne elementos de todas as eras.

BAGAN, MYANMAR
Pixabay
Mais de dois mil templos budistas ocupam a planície ao longo do rio Irrawaddy, formando a paisagem de Bagan. As multidões no destino permanecem muito menores – e mais aventureiras – do que os grupos que enchem Angkor Wat ou Machu Picchu.

TIKAL, GUATEMALA
Pixabay
Escondida nas selvas da Guatemala, Tikal era uma cidadela maia que reflete mais de 1 mil anos de realizações culturais a partir de 600 a.C. A maior parte das antigas calçadas que ligam as três mil estruturas de Tikal foram limpas de vegetação, permitindo que os visitantes passeiem entre os edifícios, como era feito no passado.

CAIRO, EGITO
Pixabay
Para quem visita Cairo pela primeira vez, é um choque perceber como as pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge ficam próximas das ruas caóticas da cidade. Os túmulos de Gizé remontam a 4,5 mil anos e o Museu Egípcio de Antiguidades apresenta uma incrível coleção dos primeiros habitantes do Nilo.

QUIOTO, JAPÃO
Pixabay
A capital imperial do Japão por mais de 1 mil anos mantem preservada suas antigas tradições, como cerimônias do chá, enquanto caminha para o futuro. Em meio ao ritmo da vida moderna, é possível encontrar mais de 1 mil templos budistas e santuários.

PEQUIM, CHINA
Pixabay
Com seis patrimônios da humanidade classificados pela Unesco, o passado na China se estende por mais de três mil anos. Trata-se de um rico legado ainda preservado de arte, arquitetura e educação.

MACHU PICCHU, PERU
Pixabay
Nos Andes, a cidadela inca de Machu Picchu mantém uma aura de mistério e majestade, mesmo que receba milhares de turistas por dia. Quando os espanhóis conquistaram o Peru, a existência de Machu Picchu foi mantida em segredo. O complexo foi revelado ao mundo em 1911 e se tornou rapidamente o emblema da conquista inca.

ATENAS, GRÉCIA

Pixabay
Com cinco mil anos de história, a cidade moderna de Atenas encontrou uma forma de coexistir com seus icônicos monumentos históricos, como a Acrópole. Grande parte da vida social da cidade gira em torno dos monumentos, transformando as impressionantes ruínas da Grécia clássica em cenários casuais do cotidiano de Atenas.

PETRA, JORDÂNIA
Pixabay
A região entre o Mar Morto e o Mar Vermelho tem sido habitada desde os primeiros dias da humanidade. Por volta de 300 a.C., os governantes do Reino Nabatean reivindicaram a grandeza cultural da região esculpindo magníficos edifícios em falésias de arenito vermelho. Carros não são permitidos na cidade antiga. Quem não quiser andar precisa contratar um camelo, burro ou carruagem para se locomover pelo local.

STONEHENGE, INGLATERRA
Pixabay
Arqueólogos acreditam que o círculo de pedra pré-histórica pode ter sido construído há cinco mil anos. Existe um consenso de que a área era um cemitério, mas ninguém realmente entende como as pedras gigantes foram trazidas de tão longe como o País de Gales.


*Fonte: CNN

conteúdo original: http://cnn.it/2lo73oo

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias