Janize Colaço   |   28/03/2018 09:32

MTur lança política nacional de qualificação de Turismo

O Ministério do Turismo lançou hoje a Política Nacional de Qualificação de Turismo — documento que visa alcançar a excelência no atendimento ao turista em seus destinos, além de traduzir os anseios e demandas do setor. 

Em parceria com a Universidade de Brasília, terceiro setor e de gestores públicos, o Ministério do Turismo lançou hoje a Política Nacional de Qualificação de Turismo — documento que visa alcançar a excelência no atendimento ao turista em seus destinos, além de traduzir os anseios e demandas do setor e, por consequência, aumentar o número de postos de trabalho no setor.

Marluce Balbino
O ministro Marx Beltrão destacou a possibilidade de aumentar a empregabilidade nacional por meio do Turismo
O ministro Marx Beltrão destacou a possibilidade de aumentar a empregabilidade nacional por meio do Turismo
Segundo o ministro do Turismo, Marx Beltrão, o setor é responsável por um a cada dez empregos em escala mundial, o que demonstra a dimensão da sua importância.

“A qualificação se coloca como condição importante para ampliarmos a empregabilidade por meio do Turismo, além de contribuir efetivamente com os esforços do governo federal para enfrentar os desafios da educação profissional no País”, afirmou.

Para a secretária de Promoção e Qualificação do MTur, Teté Bezerra, a Política Nacional de Qualificação chega em um momento crucial para o Brasil — visto a possibilidade de auxiliar no desemprego.

“Como política de Estado, ela contribui também para que o Turismo se destaque como uma atividade capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico, gerar emprego, renda e reduzir as desigualdades regionais”, ressalta.

Com medidas que deverão surtir efeitos de curto a longo prazo, para a representante da Confederação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade na Câmara Temática de Qualificação do CNT, Vera de Morais, a nova política também vai permitir requalificar os trabalhadores e melhorar a qualidade dos serviços de quem já está no mercado.

Vale destacar que as diretrizes descritas no documento estão alinhadas às metas globais anunciadas do Plano Nacional de Turismo (PNT), também anunciadas hoje. Segundo o documento, o Brasil deverá aumentar o fluxo de turistas nacionais e internacionais, além de ampliar a receita gerada por turistas internacionais.

Tópicos relacionados