Marina Marcondes   |   07/02/2018 10:31

Taxa de câmbio da Venezuela tem 99% de desvalorização

Banco Central disse que o primeiro leilão de seu novo sistema DICOM rendeu uma taxa de câmbio de 30,987,5 bolívares por euro, equivalente a cerca de 25.000 por dólar.

Ueslei Marcelino/ Reuters
A inflação de quatro dígitos e escassez de comida e remédios refletem a crise do país
A inflação de quatro dígitos e escassez de comida e remédios refletem a crise do país
O Banco Central da Venezuela anunciou na terça-feira (6) uma desvalorização de mais de 99% da taxa de câmbio oficial com o lançamento de uma nova plataforma cambial. O primeiro leilão de seu novo sistema DICOM rendeu uma taxa de câmbio de 30,987,5 bolívares por euro, equivalente a cerca de 25.000 por dólar.

O valor representa uma desvalorização de 86,6% em relação à taxa de DICOM e de 99,6% sobre a taxa subsidiada de dez bolívares por dólar, que foi eliminada na semana passada. A nova taxa ainda é limitada pelo mercado negro do dólar, atualmente em 228.000 bolívares por dólar, de acordo com o site Dolar Today, usado como referência.


A Venezuela está passando por uma grande crise, com inflação de quatro dígitos e escassez de comida e remédios. Economistas descrevem o sistema de controle cambial de 15 anos como o principal obstáculo para um comércio e indústria funcionais.

Tópicos relacionados