Turquia é sede da Conferência Global de Turismo Sustentável (GSTC)
O evento acontece na cidade de Antália, de 9 a 12 de maio

O GSTC é responsável por organizar conferências com líderes globais para discutir questões críticas do Turismo sustentável, que tem como objetivo reunir os stakeholders do setor para debates relacionados ao tema e, assim, ampliar a aplicabilidade das normas estabelecidas para o Turismo sustentável.
A cidade no Mediterrâneo foi escolhida após o processo de inscrição submetido pela Agência de Promoção e Desenvolvimento do Turismo da Turquia (TGA), que apresentou Antália por meio de um vídeo preparado especialmente para a candidatura para sediar a conferência.
Com o acordo de cooperação assinado com a GSTC no início de 2022, a Turquia determinou o roteiro do país a ser seguido no Turismo sustentável e acelerou suas práticas globais de sustentabilidade. Com este protocolo de três anos, o Programa Nacional de Turismo Sustentável foi estabelecido para reestruturar a indústria.
O programa, que inclui destinos, operadoras e especialmente propriedades de hospedagem, visa a transformação sustentável na indústria do Turismo da Turquia e é realizado em etapas: a primeira será concluída neste ano; a segunda será concluída em 2025 e a terceira fase tem conclusão em 2030, com todos os padrões internacionais cumpridos. O país já tem 12 mil instalações com a Certificação de Turismo Seguro.
A Conferência Global de Turismo Sustentável GSTC 2023 receberá mais de 350 participantes locais e estrangeiros em Antália, incluindo representantes do setor público, hotéis, operadoras, empresas, academias, agências de desenvolvimento, agências de viagens on-line e organizações não governamentais. O programa de conferência inclui treinamento, painéis interativos e workshops, reuniões e eventos sociais e os participantes terão a oportunidade de aprender com a experiência prática de especialistas no desenvolvimento e promoção do setor enquanto desfrutam da oportunidade de conhecer a cidade de Antália.