Da Redação   |   04/04/2019 11:36

Costa Cruzeiros retorna a Gênova com o Costa Fortuna

A Costa Cruzeiros está de volta ao porto de Gênova com escalas regulares


Divulgação/ Costa Cruzeiros
Costa Fortuna
Costa Fortuna
A Costa Cruzeiros está de volta ao porto de Gênova com escalas regulares. O navio Costa Fortuna, com 103 mil toneladas e capacidade para 3.470 hóspedes, foi o primeiro a chegar à cidade italiana no final de março. A partir de agora, a embarcação parte de Gênova às sextas-feiras para cruzeiros de uma semana pelo Mediterrâneo Ocidental.

Os navios da Costa farão, ao longo de 2019, 40 escalas em Gênova, sendo o Costa Fortuna responsável por 34 paradas. Entre a primavera e o outono europeu, a estimativa da companhia marítima é movimentar 170 mil hóspedes na cidade italiana. Para 2020, a Costa já programa escalas em Gênova com o navio Costa Pacifica – 114 mil toneladas e capacidade para 3.780 passageiros.

“Estamos particularmente felizes e orgulhosos, depois de tantos anos, em comemorar o retorno de um navio Costa que, a partir de agora, estará regularmente em Gênova. Essa retomada completa nossa atuação na cidade, onde mantemos há mais de 70 anos nossa matriz, e, ao mesmo tempo, representa um novo ponto de partida para o futuro. Estamos planejando construir um novo terminal de cruzeiros no porto de Gênova que, se juntará ao terminal Palacrociere Savona, nosso principal porto de embarque na Itália, e ao La Spezia, no qual temos com outras empresas um contrato preliminar para gerenciar os serviços de cruzeiros e a construção de um novo terminal de passageiros”, diz o presidente da Costa Cruzeiros, Neil Palomba.

O presidente da Região da Ligúria, Giovanni Toti acrescenta: “Este é mais um passo para fazer de Gênova a capital do Mediterrâneo. O setor de cruzeiros é um ativo fundamental para aumentar o número de turistas na Ligúria. Após a confirmação de que a Costa manterá a concessão para atuar em Savona até 2044, a presença dos navios da Costa em La Spezia e Gênova atestam o compromisso da Costa de, em colaboração com as autoridades locais, fortalecer o turismo na Ligúria”.

Para Marco Bucci, prefeito de Gênova, o retorno da Costa Cruzeiros ao porto de Gênova é um dos sinais que demonstram o renascimento da cidade. “A indústria de cruzeiros e o turismo são essenciais para mostrarmos todas as capacidades e as belezas de nossa cidade ao mundo. Tenho orgulho de testemunhar um retorno tão importante para Gênova”.

O primeiro cruzeiro do Costa Fortuna saindo de Gênova foi um minicruzeiro detrês dias com destino a Marselha e Barcelona. O navio retornou à cidade italiana em 29 de março, de onde partirá toda sexta-feira para dois itinerários diferentes. Além de Gênova, o Costa Fortuna visita os destinos de Marselha, Barcelona, Valência, Civitavecchia/Roma e La Spezia durante a primavera e o outono europeu. Já no verão, o roteiro inclui Tarragona, Palma de Maiorca e pernoites em Ibiza (Espanha) e Olbia (Itália). Nas escalas em Gênova, os hóspedes do Costa Fortuna têm à disposição novas excursões em terra, incluindo passeios pelas fortalezas e pela história da cidade.

No total, o Grupo Costa contabiliza 243 escalas na região da Ligúria em 2019, o que corresponde a uma movimentação de cerca de 1,2 milhão de hóspedes.
Atualmente Savona é o principal porto de embarque da Costa. A companhia e a Autoridade Portuária do Mar da Ligúria Ocidental estão promovendo grandes investimentos para a chegada do flagship Costa Smeralda, o primeiro navio da Costa movido por GNL, e que será batizado no porto de Savona no dia 3 de novembro de 2019. Esses investimentos totalizam mais de 20 milhões de euros.

A Autoridade Portuária do Mar da Ligúria Ocidental está dragando o fundo do mar em frente à doca principal do terminal de cruzeiros para assim aumentar a profundidade dos atuais nove metros para 11 metros. O custo total da obra está estimado em 16 milhões de euros. Já a Costa Cruzeiros está investindo 4,5 milhões de euros na compra de duas novas áreas de embarque e está adaptando a estrutura do terminal Palacrociere. O projeto não compromete a operação do porto, que espera receber 164 escalas em 2019 e uma movimentação de 750 mil pessoas.

Em La Spezia, a Costa Cruzeiros, juntamente com outras empresas, recebeu uma concessão preliminar para administrar os serviços de cruzeiro do porto, que também prevê a construção de um novo terminal de passageiros. Em 2019, os navios do Grupo Costa escalam em La Spezia 50 vezes, incluindo 29 paradas do AIDAnova, novo flagship da AIDA Cruises, empresa alemã do Grupo Costa.

FUNDAÇÂO

Para marcar a primeira escala em Gênova do navio Costa Fortuna, a Fundação Costa Crociere e a Prefeitura de Gênova lançaram um projeto para criar um novo centro comunitário destinado aos habitantes do distrito de Certosa. O espaço ocupa 530 metros quadrados e possui uma ampla área externa. A Fundação Costa Crociere investirá inicialmente 300 mil euros no projeto, montante arrecadado durante a campanha de angariação de fundos “Insieme per Genova” (Juntos por Gênova). A Costa Cruzeiros doou um euro por prato de macarrão ao molho pesto “trofie” servido a bordo aos hóspedes que reservaram um cruzeiro Costa antes de 30 de novembro de 2018. Somado a isso, a fundação recebeu contribuições voluntárias de hóspedes, agências de viagens, fornecedores e colaboradores e, realizou um grande evento de caridade a bordo do Costa Fortuna durante sua primeira escala em Gênova.

“A Fundação Costa Crociere foi fundada em 2014 e já financiou 30 projetos, investindo mais de quatro milhões de euros e beneficiando mais de 25.000 pessoas. Queríamos trabalhar mais com a Prefeitura de Gênova e criar um espaço de união e contribuição da comunidade em favor do distrito seriamente afetado pelo colapso da Ponte Morandi no ano passado”, afirmou o secretário geral da Fundação Costa Crociere, Davide Triacca.

Tópicos relacionados