Movida

Marina Marcondes   |   06/02/2018 16:19

Prefeitura Rio lança plano operacional para o carnaval

Medidas de seguranças, horários de funcionamentos e pontos de assistência foram divulgados diante do começo oficial das festividades.

Tânia Rêgo/Agência Brasil
A operação de trânsito contará com 550 agentes de<br/>trânsito da Prefeitura por dia
A operação de trânsito contará com 550 agentes de
trânsito da Prefeitura por dia
A Prefeitura do Rio de Janeiro compartilhou recentemente como será o plano operacional durante o Carnaval 2018. Medidas de seguranças, horários de funcionamentos e pontos de assistência foram divulgados diante do começo oficial das festividades.


SEGURANÇA
As regiões dos eventos e adjacências serão monitoradas em tempo real pelo Centro de Operações Rio (COR), integrado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). Por meio de câmeras, informações de agentes em campo e outros sensores, como informes de usuários do Waze e GPSs dos ônibus, o órgão controlará as áreas registradas. Todas as informações poderão ser acompanhadas pelo Twitter Operações Rio.

TRÂNSITO
A Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), integrada à Seop, irá fiscalizar e repreender veículos estacionados em locais irregulares, dando assim fluidez ao tráfego e ao percurso dos foliões espalhados pela cidade. Os profissionais receberão apoio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), Coordenadoria de Transporte Complementar (CETC), Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), Polícia Militar e Polícia Civil.

A região do Centro da cidade receberá um esquema especial de trânsito, implantado a partir da próxima quinta-feira (8) pela Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio). A operação terá como objetivo manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios nas ruas internas.

Marluce Balbino
Em 2017, foram atendidos 2.378foliões nos nove postos de saúde do Sambódromo
Em 2017, foram atendidos 2.378foliões nos nove postos de saúde do Sambódromo
SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) preparou um esquema especial de atendimento médico e de fiscalização sanitária para os dias de desfiles no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Os postos estarão localizados ao longo dos setores, com cerca de 200 profissionais de saúde e 15 ambulâncias UTIs disponíveis para atendimento imediato, e funcionarão das 16h até o término dos desfiles. Os hospitais da rede municipal estarão de prontidão, preparados para receber os casos mais graves.

TRANSPORTE
O Metrô Rio terá esquema especial de funcionamento durante os cinco dias de carnaval, onde os trens circularão sem interrupção a partir das 5h de sexta-feira (09) até as 23h59 da terça-feira (13). Por ser um dos transportes mais utilizados neste período, a Concessionária recomenda que os clientes comprem cartões de ida e volta com antecedência para evitar filas.

A CCR Barcas espera transportas cerca de 160 mil passageiros entre quinta (8) e sexta-feira (9). A Concessionária reforçou os postos avançados, para agilizar o atendimento, e afirmou que haverão viagens extras nos dias oficiais da festividade, quando os intervalos praticados nos horários de maior movimento serão estendidos para depois do rush.

Batendo recordes antes mesmo de começar, o Carnaval Rio 2018 promete levar 6,5 milhões de foliões às ruas, um público composto por quase 2 milhões de turistas, estes responsáveis por uma receita de R$ 3,5 bilhões para o período. O Projeto Carnaval, organizado pela Riotur, reuni os carnavalescos com um calendário repleto dos tradicionais blocos de rua, desfiles na Sapucaí e inúmeras atrações espalhadas pela cidade.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias