Felipe Lima   |   29/06/2018 18:48

Programa Bandeira Azul avalia 15 destinos nacionais para certificação

As candidaturas brasileiras aprovadas serão divulgadas na próxima semana.

Divulgação/MTur/Daniel Vieira
Santa Catarina é o estado com maior número de Bandeiras Azuis
Santa Catarina é o estado com maior número de Bandeiras Azuis
O júri nacional do programa Bandeira Azul se reuniu ontem (28) no Ministério do Turismo, em Brasília, para avaliar 15 destinos que solicitaram a renovação ou a primeira concessão da certificação internacional. O resultado das candidaturas aprovadas pelo Brasil será divulgado na próxima semana e enviado para o júri internacional.

O programa certifica destinos que seguem critérios de educação e gestão ambiental e mantêm a boa qualidade da água. Além disso, adotam iniciativas de preservação da natureza e responsabilidade social. A decisão final será tomada em setembro, na cidade de Copenhague, na Dinamarca.

A Organização Mundial do Turismo (OMT) vota pelo setor na avaliação final do programa que envolve 45 países. A Bandeira Azul só poderá ser hasteada nos locais que tiverem o reconhecimento e a certificação validada pelo júri internacional responsável. A temporada 2018/2019 começa no dia 15 de novembro e vai até o término do verão nas praias que funcionam por temporada.

Santa Catarina é o Estado com maior número de Bandeiras Azuis. Nas marinas e demais Estados que também já obtiveram a certificação do programa, como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, o programa é válido para o ano inteiro.

“A Bandeira Azul é um certificado de qualidade que o destino apresenta como diferencial competitivo. A atividade turística se desenvolve de forma sustentável, do ponto de vista ambiental, e responsável pelo aspecto social”, destacou a coordenadora geral de turismo responsável do Ministério do Turismo, Gabrielle Nunes.

O Brasil teve um aumento de 50% de pontos da costa brasileira em comparação a temporada passada, avançando de dez para 15 pontos. Além disso, outras dez praias estão na fase piloto e se preparam para adesão ao programa nas próximas temporadas

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias