Movida

Marcos Martins   |   02/07/2018 13:39

Parada LGBT de Istambul sofre repressão policial

Foram disparadas balas de borracha e gás lacrimogêneo nos participantes da marcha

Pixabay
A Parada LGBT de Istambul, na Turquia, acabou em confusão no último domingo (1), de acordo com informações do portal ETN. Após o governo proibir o evento dois dias antes da realização, alegando questões de segurança, a polícia disparou gás lacrimogêneo, balas de borracha e prendeu pelo menos 11 participantes durante a marcha do fim de semana.

“Apesar de todas as tentativas de nos prevenir, não reconhecemos essa proibição”, afirmaram os organizadores em comunicado. Desde 2015, a parada LGBT começou a ser reprimida e os ativistas dos direitos civis e defensores da comunidade foram desmoralizados.

Inicialmente, Istambul proibiu a marcha com a justificativa de temer pela segurança em meio a uma onda de ataques terroristas que atingiram a cidade, além de citar a coincidência da marcha com o mês sagrado do Ramadã. No entanto, o evento deste ano aconteceu após o mês sagrado, mas as autoridades continuaram a proibição, mas os participantes não se intimidaram e colocaram para tocar músicas da cantora Lady Gaga, usando faixas de arco-íris.


*Fonte: ETN

conteúdo original: https://bit.ly/2ILS4wy

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias