Movida

Beatrice Teizen   |   06/08/2018 14:46

Como os turistas podem ajudar a 'combater' o overtourism

Ficar mais tempo em um local e realmente conhecê-lo pode ajudar no problema.

Recentemente, o Portal PANROTAS divulgou uma série de matérias sobre o overtourism, sobre como ele afeta os destinos e como as agências e operadoras estão lidando com o assunto. Mas e os turistas? O que eles podem fazer para aliviar essa superlotação?

Segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), há algumas coisas que o visitante pode fazer para ajudar nesta questão. Uma maneira óbvia de reduzir o impacto, por exemplo, é fazer menos viagens curtas. Ficar mais tempo em um local e realmente conhecê-lo, em vez de optar por experiências mais superficiais.

Um relatório recente dessa entidade mostrou que 70% dos viajantes estão concentrados em 20% dos países, como Itália (Veneza) e Barcelona (Espanha), exemplos clássicos. Atualmente, a superlotação está restrita a um número relativamente pequeno de lugares superpopulares. Uma saída pode ser correr alguns riscos, pesquisar com mais cuidado e encontrar experiências em lugares que menos pessoas visitam.

Muitos dos destinos que recebem um grande número de turistas dizem que um comportamento desordeiro ou impensado dos mesmos é um grande problema. Por isso, os viajantes precisam ser mais atenciosos e entender os costumes locais, caso queiram ter uma recepção calorosa.

Vale lembrar que a superlotação não é um problema durante o ano todo. Mesmo os locais europeus bastante populares são muito mais silenciosos fora do pico da temporada de verão. Sendo assim, escolher períodos mais tranquilos pode ajudar no problema.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias