Beatriz Contelli   |   20/06/2023 14:03
Atualizada em 26/06/2023 11:44

Booking lança programa Travel Proud, voltado para viajantes LGBT+

Certificação indica quais propriedades da plataforma estão melhor preparadas para receber esses turistas

PANROTAS/Beatriz Contelli
Luiz Cegato, da Booking.com
Luiz Cegato, da Booking.com

Como celebração do Mês do Orgulho LGBT+, a Booking.com promoveu, na manhã desta terça-feira (20), um encontro de lançamento do Programa Travel Proud. O evento foi apresentado pelo gerente de Comunicação da Booking.com na América Latina, Luiz Cegato, e contou com a participação do presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Ricardo Gomes, e do influenciador digital Luca Scarpelli.

O programa, lançado em Amsterdã há dois anos, chegou ao Brasil em abril com o objetivo de aproximar os viajantes LGBT+ de acomodações acolhedoras. Para adquirir o Selo Proud Certified, as propriedades da plataforma devem participar dos treinamentos gratuitos, acessar o Guia do Cliente Travel Proud, realizar a transição para uma comunicação mais inclusiva e compreender os desafios e motivações específicos desses viajantes.

O lançamento do selo foi acompanhado da divulgação de uma pesquisa realizada em 27 países - incluindo o Brasil - com mais de 11 mil entrevistados em março e abril desse ano para entender como a comunidade LGBT+ viaja, seus comportamentos e preferências.

Entre os principais dados, a Travel Proud 2023 identificou que:

  • 9 em cada 10 viajantes brasileiros LGBT+ relataram que consideram sua segurança e bem-estar ao escolher um destino;
  • 27% dos entrevistados foram submetidos a estereótipos e 1 a cada 5 disseram que pessoas assumiram incorretamente seu gênero ou pronomes durante a viagem;
  • 4 a cada 5 brasileiros sentem que ser LGBT+ os torna mais confiantes como viajantes, em vez de se sentirem receosos;
  • 9 em cada 10 viajantes se sentem mais confortáveis viajando devido ao aumento de medidas inclusivas na indústria de viagens;
  • 85% dos brasileiros LGBT+ experimentaram alguma forma de experiência positiva em suas viagens;
  • 77% dos viajantes pesquisam marcas antes de viajar para entender o papel que desempenham no apoio à comunidade LGBT+;
  • Os brasileiros são a 7ª nacionalidade que mais pesquisa empresas e experiências antes das férias.

A pesquisa também demonstrou que além do viajante LGBT+ gastar quatro vezes mais que os demais segmentos, 77% destes admitem que notícias sobre discriminação e violência contra pessoas LGBT+ têm grande impacto em sua escolha de destino.

No caso dos destinos mais indicados como LGBT-friendly, a Booking indica nove cidades com base nas experiências dos viajantes, incluindo Kyoto (Japão), Nice (França), Chiang Mai (Tailândia), Puerto Vallarta (México), Ghent (Bélgica), Las Vegas (Estados Unidos), Ottawa (Canadá), Amsterdã (Holanda) e Bariloche (Argentina). No caso do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo lideram, seguidos por Salvador e Recife.

PANROTAS/Beatriz Contelli
Influenciador digital Luca Scarpelli e Ricardo Gomes, da Câmara LGBT
Influenciador digital Luca Scarpelli e Ricardo Gomes, da Câmara LGBT

Em apenas dois meses de implantação do Selo Travel Proud nas propriedades brasileiras, mais de 1 mil acomodações já aderiram ao programa, posicionando o Brasil como o 7° país com mais certificações. Luiz Cegato garantiu que os meios de hospedagem certificados que não seguirem as políticas de inclusão e diversidade terão os selos retirados.

Durante o encontro, os participantes ainda puderam compartilhar experiências de viagens e dicas para os estabelecimentos turísticos receberem o visitante LGBT+ da forma adequada.

"As demandas e pautas dentro da própria comunidade LGBT+ são muito diferentes. As pessoas transexuais possuem pautas ainda mais específicas. Uma das minhas piores experiências foi na imigração de um aeroporto dos Estados Unidos. Os funcionários não aceitavam meus documentos, não achavam meus documentos condizentes com a minha identidade. Pessoas transexuais lidam com hostilidades o tempo todo. E pessoas transexuais que se atrevem viajar são ainda mais corajosas", contou Luca Scarpelli.

PANROTAS/Beatriz Contelli
O selo de identificação das acomodações aparecerá dessa maneira para os visitantes da plataforma
O selo de identificação das acomodações aparecerá dessa maneira para os visitantes da plataforma


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