Leonardo Ramos   |   21/12/2018 15:01

Novo sistema automatiza entrada de argentinos no Brasil

Sistema permite que argentinos façam cadastro de documentos previamente, bastando na entrada apresentá-lo impresso ou no celular; Mercosul deve ser incluído

MTur/Gustavo Messina
Vinicius Lummertz, Ministro do Turismo, se reuniu com Silvana Borges, diretora executiva da Polícia Federal
Vinicius Lummertz, Ministro do Turismo, se reuniu com Silvana Borges, diretora executiva da Polícia Federal

A facilitação da entrada de argentinos no Brasil, o principal emissor de viajantes para o País, com 2,67 milhões em 2017, entrou na agenda da Polícia Federal. A entidade lançou, nesta semana, um sistema que agiliza a entrada de argentinos por vias terrestres em território nacional. Ao realizarem um cadastro preliminar, os turistas do país vizinho tem um acesso rápido ao Brasil, com uma checagem simplificada por meio eletrônico.

Com o cadastro, basta o turista apresentar o cadastro impresso com código de barras ou em aplicativo de celular ao chegar na fonteira, sem precisar descer do carro. Os documentos exigidos para o pré-cadastro são os mesmos do acesso convencional, e não há custo adicional para o visitante internacional fazer o registro preliminar.

“Quando um turista tem de ficar por mais de 10 horas num engarrafamento para acessar um destino, ele tende a buscar outras opções. Precisamos desses visitantes para gerar empregos e movimentar a economia do país”, comentou o ministro do Turismo Vinicius Lummertz.

Em fase piloto, o sistema funciona em um primeiro momento apenas no posto de controle terrestre de Uruguaiana (RS), localizado na divisa com a Argentina. O teste foi iniciado nesta quinta-feira (20). "Após os ajustes finos no software a ideia é expandir para outros pontos de controle e outras nacionalidades no próximo ano”, revelou a diretora executiva da Polícia Federal, Silvana Borges.

A previsão é que a facilidade seja expandida, assim, para outras entradas terrestres e englobe viajantes das demais nacionalidades do Mercosul - Chile, Paraguai e Uruguai (Venezuela está temporariamente suspensa do bloco).

VIAS TERRESTRES

Dos 2,67 milhões de argentinos que entraram no Brasil em 2017, mais da metade (1,38 milhões) utilizaram vias terrestres, sendo Uruguaiana o principal ponto de acesso.

Tópicos relacionados