Marcel Buono   |   07/02/2019 09:48

Parque Nacional Itatiaia tem concessão de 25 anos assinada

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, também participou da cerimônia e comemorou o acordo que prevê um investimento aproximado de R$ 17 milhões no parque

O Parque Nacional do Itatiaia, na fronteira entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, será concedido à iniciativa privada por um período de 25 anos. Nesta quarta-feira (6), o contrato entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Hope Recursos Humanos foi assinado para oficializar a concessão.

Divulgação/ Kayak
Itatiaia, entre Rio e Minas, é o primeiro Parque Nacional da história brasileira
Itatiaia, entre Rio e Minas, é o primeiro Parque Nacional da história brasileira
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, também participou da cerimônia e comemorou o acordo que prevê um investimento aproximado de R$ 17 milhões na melhoria dos serviços e da infraestrutura para receber os visitantes da unidade de conservação.

“Nosso esforço a partir de agora é avançar nesse modelo de concessão dos parques, sabendo que a população em geral precisa visita-los. Quem visita, cuida, valoriza a conservação, e abre espaço para que as próximas gerações também se dediquem às visitações, ao ecoturismo, enfim, essa atividade tão importante”, declarou Salles.

Entre os serviços que farão parte das obrigações do concessionário, estão o desenvolvimento do suporte gerencial às visitações, a venda de ingressos e a implantação e gestão de instalações, espaços e serviços de controle relacionados à infraestrutura, transporte, receptivo, estacionamento, alimentação, comércio, hospedagem e atividades de aventura.

"Não dá mais para o Brasil ser o número um em atrativos naturais e receber 30 vezes menos visitantes nos nossos parques que os Estados Unidos. Contem comigo, Jair Bolsonaro e Ricardo Salles", escreveu o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, em sua conta no Twitter.

Localizado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia foi criado em junho de 1937, sendo o primeiro do tipo no Brasil. Com uma área de 28 mil hectares, o parque recebeu cerca de 139 mil pessoas em 2017. Além disso, foi líder em pesquisa científica dentro de unidades de conservação nos três últimos anos.

De acordo com os planos do governo federal, ainda estão programadas publicações de editais para os Parques Nacionais dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão, do Caparaó, em Minas Gerais, da Serra da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, do Pau Brasil, na Bahia, e da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

Tópicos relacionados