Marcos Martins   |   02/10/2018 11:48

Conheça as seis novas megacidades do mundo até 2030

Destinos como Chicago, Bogotá e Luanda aparecem no estudo da Euromonitor International

Divulgação/ Choose Chicago
Chicago é um dos destinos que vão subir para a categoria de megacidade
Chicago é um dos destinos que vão subir para a categoria de megacidade
A tendência da urbanização global segue ativa e no último século aconteceram mudanças consideráveis. Em 1900, apenas 15% da população mundial residia nas cidades, mas com a mudança no estilo de vida do mundo esse índice subiu para mais da metade em 2008. A tendência é que 60% da população mundial será urbana até 2030 e, neste cenário, aparecem as megacidades.

De acordo com um estudo da Euromonitor International, uma megacidade abriga dez milhões ou mais de habitantes. Esses destinos oferecem riqueza, diversidade social, crescimento econômico e inovação, mas ao mesmo tempo apresentam inúmeros desafios como a superlotação, congestionamento do tráfego, poluição e desigualdade.

Segundo informações gerais do estudo, até 2030 serão 39 megacidades e 9% da população mundial viverá em grandes cidades, sendo que 3% da massa terrestre do planeta Terra será ocupado por estas cidades. Os cinco países que terão maior número de megacidades são a China, Índia, Estados Unidos, Japão e Brasil.

Seis novas cidades deverão ganhar o título de megacidade: Bogotá (Colômbia), Chennai (Índia), Luanda (Angola), Chicago (Estados Unidos), Dar es Salaam (Tanzânia) e Bagdá (Iraque). Outra novidade é que Tóquio, no Japão, deve perder o título de cidade mais populosa do mundo para Jacarta, na Indonésia.

O declínio do destino japonês, que deve perder dois milhões de habitantes nos próximos 12 anos, coincidirá com um grande crescimento em Jacarta, que ganhará 4,1 milhões de habitantes e terá população total de 35,6 milhões.

Na sequência de megacidades mais populosas aparecem Carachi, no Paquistão, Manila, nas Filipinas, e Cairo, no Egito.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias