Movida

Marcos Martins   |   21/12/2018 14:09

Plantão de fim de ano: o que é recomendado para as agências?

O Portal PANROTAS consultou empresas do setor, incluindo operadoras, consolidadoras e cartões de assistência, para saber como será o atendimento aos clientes

Durante o final do ano, grande parte dos profissionais brasileiros aproveita o período entre os feriados de Natal e ano novo para viajar, descansar e passar mais tempo com a família. No Turismo não é diferente. Porém, como as empresas do trade preparam as suas equipes para manter um atendimento de qualidade aos clientes nesta época? Afinal, boa parte deles também estará viajando.

As operadoras, consolidadoras, agências e empresas de seguro viagem consultadas pelo Portal PANROTAS não estão arriscando neste sentido. A maioria optou por manter uma operação sólida, apoiada pela facilidade do Whatsapp, revezamento em plantões emergenciais e escalas de folga.

Confira e inspire-se para sua empresa:

Emerson Souza
Aldo Leone, da Agaxtur
Aldo Leone, da Agaxtur
AGAXTUR
A empresa estará totalmente de plantão para atender a qualquer eventualidade dos clientes, mantendo sua estrutura. “Estaremos com os telefones da diretoria e emergência checados, além dos nossos grupos de Whatsapp divididos por aeroportos, departamentos que incluem nacional, internacional e marítimo. Contamos com atendimento no Porto de Santos (SP) e mais quatro funcionários no aeroporto de Guarulhos (SP), além das centrais das lojas e sites”, explica o presidente da Agaxtur, Aldo Leone Filho.

“Temos até gerador no nosso prédio para evitar de faltar luz na hora de embarque ou outra necessidade. O sistema de controle e atendimento ao passageiro é absolutamente completo, algo que não é uma novidade para nós.”

Jhonatan Soares
Marco Aurelio Di Ruzze, do Grupo BRT
Marco Aurelio Di Ruzze, do Grupo BRT
GRUPO BRT
Não haverá interrupção e nos dias 24 e 31 as equipes do Brasil inteiro vão trabalhar nos escritórios até meio-dia, atuando depois em horários alternativos. Ao encerrar este horário nos escritórios, estará disponível o plantão via telefone do E-Fácil Plus, que já existe na rotina padrão. Por meio da central da BRT em Curitiba e no 0800 para o Brasil inteiro, o atendimento fica disponível tanto para operadora quanto para consolidadora.

“A venda diária reduz em aproximadamente 20%, mas a BRT tem uma escala que não libera todo mundo de férias. Dessa maneira, a empresa continua com o mesmo padrão de atendimento”, conta o vice-presidente do Grupo BRT, Marco Aurelio Di Ruzze.

Marluce Balbino
Gabriel Cordeiro, da BWT
Gabriel Cordeiro, da BWT
BWT OPERADORA
A equipe trabalhará com escala de plantão via telefone para possíveis emergências no período de fim de ano entre 22 e 25 de dezembro, e de 29 a 1º de janeiro. “Durante as datas festivas, todos folgam, tendo sempre uma pessoa de plantão para o caso de emergências. E nos demais dias, as férias dos funcionários são programadas e alternadas para que não tenha baixa na equipe”, detalha o o gerente do Núcleo de Turismo da Higi Serv, integrado pela BWT Operadora e Serra Verde Express, Gabriel Cordeiro.

COPASTUR
A Copastur é outra empresa que manterá suas operações por meio do atendimento emergencial com 26 pessoas durante a noite, madrugada, sábados, domingos e feriados, revezando sua equipe de seis em seis horas. A equipe trabalhará nos dias 24 e 31 até ás 18h, estando livre dias 25 e 1º, desde que não haja nenhuma ocorrência maior.

Emerson Souza
Edmar Bull, da Copastur
Edmar Bull, da Copastur
“É preciso expertise e rapidez para resolver os problemas, e seguimos esse padrão porque trabalhamos com clientes viajando pelo mundo inteiro. Nosso emergencial existe há 19 anos”, revela o presidente da Copastur, Edmar Bull.

“Já tivemos o caso de um navio parado na região de Mar del Plata e trouxemos todos os passageiros de volta para São Paulo em aéreo, no Réveillon, e foi necessário aumentar a nossa equipe para emitir bilhetes e reservas. Nesta época são comuns os cancelamentos por doença ou falecimento na família, além de antecipação ou mudança de destinos por questões climáticas”, ressalta.

Divulgação
Rafael Gusson, da Flytour Gapnet
Rafael Gusson, da Flytour Gapnet
FLYTOUR GAPNET
A consolidadora terá equipe dedicada 24 horas ao atendimento emergencial, sendo que o número de pessoas nesta equipe depende da demanda. Nos dias 24 e 31 de dezembro, as equipes regulares trabalharão até às 13h e, em seguida, o emergencial assume em turnos revezados até o dia 2, cuidando com as frentes de venda via telefone, e-mail e portal.

“Apesar de carregar o nome de ‘emergencial’, temos uma característica de venda muito forte. Além de remarcação e cancelamento, há comportamento de venda exclusivo para esse período e os clientes procuram o emergencial por este motivo. Não podemos subestimar esse período em que também conseguimos gerar negócios”, explica o gerente operacional da Flytour Gapnet, Rafael Gusson.

GTA
O aplicativo Whatsapp é uma das principais ferramentas da GTA - Global Travel Assistance no trabalho dos seus mais de 60 executivos de Contas, que se relacionam com aproximadamente sete mil agências. Em relação aos clientes que estão viajando para o Brasil e/ou Exterior, a Central Operativa conta com telefone direto, Whatsapp e e-mail durante 24 horas nos sete dias da semana, com quatro turnos de trabalho.

Marcos Martins
Gelson Popazoglo e Celso Guelfi, da GTA
Gelson Popazoglo e Celso Guelfi, da GTA
“A GTA é uma empresa que se relaciona apenas com empresas – incluindo agências de viagens, operadoras de Turismo, empresas corporativas e de incentivo – ou seja, um relacionamento 100% B2B. Para garantir o atendimento aos nossos clientes neste final de ano, toda a nossa equipe comercial disponibiliza os números de celulares com Whatsapp”, destaca o diretor comercial da GTA, Gelson Popazoglo.

Na matriz da GTA, em São Paulo, não haverá expediente nos dias 24 e 25, e o expediente será normal em 26, 27, 28 e 29 de dezembro. Nos dias 31 e 1º também não haverá expediente e a rotina normal reinicia no dia 2.

Divulgação
Ingrid Davidovich, da New Age
Ingrid Davidovich, da New Age
NEW AGE
Dentro da New Age, há um revezamento para que os colaboradores possam aproveitar as festas de fim de ano e nos dias 24 e 31 há meio período, sem abrir fisicamente. Haverá uma equipe com seis pessoas de plantão no departamento de reservas de aéreo e terrestre.

“Temos um caso curioso em que um passageiro, que é médico, esqueceu todo o dinheiro no cofre do hotel em Amsterdã, na Holanda, e lembrou apenas quando estava embarcando em outro voo, já em Londres. No final, tudo deu certo e ele nos mandou uma mensagem de agradecimento”, relembra a diretora da New Age, Ingrid Davidovich, sobre o atendimento nesta época.

Divulgação
Ana Santana, da Schultz
Ana Santana, da Schultz
SCHULTZ OPERADORA
A empresa já reconfirmou com todos os hotéis e provedores de serviços as reservas dos clientes para embarque entre 20 de dezembro e 2 de janeiro de 2019. “Nos sábados que antecedem o Natal e o ano novo, 22 e 29 de dezembro, haverá plantão de atendimento na matriz da Schultz em Curitiba das 9h às 13h. A operadora disponibilizará dois telefones de atendimento emergencial 24 horas e estarei de plantão atendendo emergências via telefone ou Whatsapp”, explica a diretora geral da Schultz, Ana Santana.

SOBRATUR
A Sobratur terá expediente normal nos dias 26 e 28, e fecha apenas em 24 e 31 de dezembro. O atendimento estará disponível para compra de pacotes, passeios, serviços corporativos, entre outros. Os funcionários ganharão folga no período e uma empresa terceirizada fará o plantão no call center. “Os nossos colaboradores ficarão em casa e, caso necessário, o plantão terceirizado entra em contato com os gerentes”, afirma o gerente geral da Sobratur, Antonio Luiz Cubas.

Divulgação
Virginia Gutierre, da Teresa Perez
Virginia Gutierre, da Teresa Perez
TERESA PEREZ
Haverá uma escala de funcionários, sendo que o escritório de São Paulo atenderá no dia 24, das 8h às 14h, e não abrirá nos dias 25, 31 e 1º. “Em paralelo, temos um plantão de emergência via Whatsapp, telefone e e-mail com pelo menos quatro pessoas. A equipe é muito unida e sempre fazemos acontecer”, diz a gerente especialista da Teresa Perez, Virginia Gutierre.

“Entre os casos, já tivemos cliente que chegou sem passaporte ou estava com o documento vencido, não tinha visto ou o voo foi cancelado, mas tudo foi contornado com sucesso. É um período em que muitos fazem mudanças de última hora e ficamos atentos, nunca fechando completamente.”

VITAL CARD
Na empresa de seguro viagem do Grupo Schultz estarão disponíveis três celulares de atendimento comercial emergencial 24 horas, sendo que um deles é o contato do diretor Operacional e de Produtos, Rafael Turra.

Divulgação
Rafael Turra, da Vital Card
Rafael Turra, da Vital Card
Os atendimentos de plantão nos celulares são de caráter comercial. Para emergências médicas ou acionamentos de passageiros, há uma central 24 horas, que também funciona como apoio comercial.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias