Movida

Beatrice Teizen   |   20/03/2018 12:30

Inteligência artificial auxilia na gestão do colaborador

As plataformas cognitivas ajudam na atenção customizada ao funcionário da empresa.

Emerson Souza
Christiane Berlinck, da IBM Brasil
Christiane Berlinck, da IBM Brasil
A inteligência artificial está cada vez mais presente nos diferentes setores e este foi o tema de uma das palestras do Fórum PANROTAS 2018, que está sendo realizado hoje na Fecomercio, em São Paulo. Muito se fala em jornada do cliente, em como ela afeta o modelo de negócio de uma empresa, mas pouco se pensa na gestão de talento do funcionário.

Segundo a líder de Recursos Humanos da IBM Brasil, Christiane Berlinck, isso vem mudando, pois os colaboradores estão passando por transformações. “Como ter um alto engajamento deles? Como garantir customização para que eles tenham a melhor experiência possível dentro da minha empresa?”, questiona.

É aí que a inteligência artificial entra. As plataformas que entendem, raciocinam, aprendem e interagem são capazes de entender a intenção de quem as utiliza e isso faz toda a diferença tanto em fazer o engajamento mais correto com o cliente, quanto em dar atenção customizada ao funcionário.

Com sistemas cada vez mais avançados, o medo de que eles tomem os lugares dos seres humanos existe. No entanto, isso não acontecerá e o que está havendo é uma modificação nas funções das pessoas. Há competências humanas, como ética, criatividade e imaginação, que nunca poderão ser substituídas, mas muitas profissões serão redefinidas.

Os assistentes cognitivos são essenciais para a experiência do colaborador dentro da organização, a auxiliar no questionamento de dúvidas, a identificar os melhores cursos a serem feitos por ele. “Estes sistemas mudarão drasticamente como as companhias farão o gerenciamento de sua equipe. Ser capaz de entender o que os funcionários estão postando nas redes sociais internas faz surgir insights poderosos para trabalhar com eles antes de um problema ocorrer, por exemplo”, finaliza Christiane.

O Fórum PANROTAS 2018 conta com aliança institucional da CNC Sesc Senac, apoio institucional do Sebrae Nacional, patrocínio de Accor Hotels, Aerolíneas Argentinas, AMResorts, Argo Solutions, Best Western Hotels & Resorts, Beto Carrero World, CVC, Elo, Esferatur Consolidação, Fecomércio São Paulo, Gol Linhas Aéreas, Delta Air Lines e Air France-KLM, GTA Assist, Localiza Hertz, Omnibees, R1 Soluções Audiovisuais, Reserve, Rio CVB, Royal Palm Hotels & Resorts, Sabre, Tes Cenografia, Villa Blue Tree, Visit Orlando e apoio da CEP Transportes, Pegasus Bus Orlando, Tour House, Vice Versa Tradução Simultânea e Vtex Day.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias