Leonardo Ramos   |   10/05/2018 16:32

Embraer e Uber revelam conceito de táxi aéreo

Primeiro conceito de drone que deve receber passageiros do Uber foi revelado em evento em Los Angeles

Divulgação Embraer
Primeiro conceito de drone que deve receber passageiros do Uber foi revelado em evento em Los Angeles
Primeiro conceito de drone que deve receber passageiros do Uber foi revelado em evento em Los Angeles

A EmbraerX, parte da Embraer voltada ao desenvolvimento de negócios disruptivos, revelou nesta semana o primeiro conceito de seu próprio eVTOL, sigla para Veículo Elétrico de Decolagem e Pouso Vertical - uma espécie de táxi aéreo ou drone para passageiros. Desenvolvido em uma parceria com a Uber, o modelo foi apresentado no evento Uber Elevate Summit 2018, em Los Angeles

O veículo deve ser utilizado no futuro pela empresa de compartilhamento de caronas, e carrega como missão oficial servir passageiros em ambientes urbanos "com base em segurança, experiência do passageiro, acessibilidade econômica e com baixo impacto para as comunidades, em termos de emissões e ruído", afirmou a Embraer em comunicado.

“Estamos desenvolvendo soluções para trazer transporte aéreo sob demanda para áreas urbanas e assim melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas. Nossa colaboração com as principais partes interessadas irá acelerar a chegada desse novo ecossistema”, afirmou, durante o evento, o presidente da EmbraeX, Antônio Campello.

De acordo com a empresa, o conceito apresentado nesta semana foi projetado com base na interação com potenciais passageiros urbanos de transporte aéreo e sobre suas expectativas para o serviço.

Divulgação Embraer

"A mobilidade urbana está prestes a ser transformada e estamos determinados a ter um papel fundamental nesse importante mercado”, comentou por fim o presidente e CEO da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva.

OUTROS CONCEITOS
Vale lembrar que outro protótipo de táxi voador, este desenvolvido pela Nasa, foi divulgado pela Uber em fevereiro deste ano como conceito para o Uber Air - a ideia era estrear o projeto em 2020 nas cidades de Dubai, Dallas e Los Angeles. Resta aguardar para saber qual modelo será utilizado (ou se ambos), quando serão lançados e onde iniciarão suas operações.

Tópicos relacionados